Esportes
Astrônomos detectam estrela que bombardeia exoplaneta com raios X e o faz encolher (FOTO)

O exoplaneta TOI 1227b está a perder rapidamente a sua atmosfera devido à intensa radiação de raios X emitida pela estrela em torno da qual ele gira, aponta um estudo feito por um grupo internacional de astrônomos, analisando os dados obtidos pelo Observatório de Raios X Chandra.
O referido exoplaneta está extremamente próximo da sua estrela hospedeira TOI 1227 – uma anã vermelha com cerca de 0,1 vez a massa do Sol, situada a 330 anos-luz da Terra.
TOI 1227b está sofrendo uma crise existencial. Ele orbita a estrela a apenas cerca de 1/5 da distância a que Mercúrio está do nosso Sol. Uma nova pesquisa disponível no portal de pré-impressão arXiv, que será publicada na revista The Astrophysical Journal, mostra que este planeta é jovem, com apenas aproximadamente 8 milhões de anos.
Estando sob constante bombardeio de raios X, cuja intensidade é maior que a do Sol, TOI 1227b perde matéria a uma velocidade equivalente à massa de toda a atmosfera da Terra a cada 200 anos.
TOI 1227b, um exoplaneta bebê, está a ser bombardeado por intensos raios X da sua estrela hospedeira, tanto que está a encolher.
"A atmosfera do planeta simplesmente não consegue suportar a alta dose de raios X que está recebendo de sua estrela", disse em comunicado o autor principal do estudo Attila Varga, um estudante de doutoramento no Instituto de Tecnologia de Rochester em Nova York.
Os cientistas preveem que TOI 1227b perderá completamente a sua atmosfera dentro de cerca de um bilhão de anos. Até lá a sua massa será reduzida das atuais 17 massas da Terra para cerca de sete massas terrestres, e o seu diâmetro será reduzido para um décimo do tamanho atual (aproximadamente o tamanho de Netuno).
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
4DEFESA
Mídia: Rússia liberta a maior área na Ucrânia em 2025 com ataques massivos de drones e mísseis
-
5FUTEBOL
CBF pode criar Série E do Brasileiro em 2027, diz presidente do ASA