Variedades
Devotos celebram padroeira de Recife
Cultura, Nossa Senhora do Carmo, Recife, Padroeira

A Capital pernambucana celebra há mais de 325 anos a festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. Os festejos começaram no último dia 06 de julho, e tem nesta quarta-feira (16) o ponto alto das celebrações.


Milhares de devotos devem comparecer à Basílica do Carmo, que fica no bairro Santo Antônio, e também ao Claustro do Convento e à Igreja da Ordem Terceira do Carmo, para participar das 25 missas que começaram a ser celebradas desde às quatro da madrugada de hoje (16). A expectativa é que este ano 1,5 milhão de fiéis passem pelo templo religioso durante os 11 dias de festejos da padroeira.
Logo mais, às 16h30, será realizada a Missa Solene Campal, presidida por Dom Paulo Jackson, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife. Em seguida, acontece a secular procissão luminosa, onde os fieis saem em cortejo com a imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina, percorrendo as principais avenidas do centro do Recife, saindo e retornando ao Pátio do Carmo. Às 19h30 começam os shows culturais no Pátio do Carmo.
Pelo canal do youtube da Basílica do Carmo é possível acompanhar os ritos religiosos. O endereço é youtube.com/tvcarmelo.
Em 2026, a Festa do Carmo completa 330 anos de existência.
O Conjunto Arquitetônico, que inclui a Basílica e Convento Nossa Senhora do Carmo em Recife, é tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan desde 1938.
1:44
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
4DEFESA
Mídia: Rússia liberta a maior área na Ucrânia em 2025 com ataques massivos de drones e mísseis
-
5FUTEBOL
CBF pode criar Série E do Brasileiro em 2027, diz presidente do ASA