Artigos
Engenheiro Ronaldo Lessa

Ronaldo Augusto Lessa Santos, um engenheiro que entrou para a História de Alagoas. Nasceu no ano de 1949, filho do advogado Geraldo Santos e Noélia Lessa Santos, foi o segundo dos seis filhos: Ricardo, Reinaldo, Antônio, João, Otávio e Geraldo. Quando o pai formou-se em advocacia abriu um escritório e foi morar no bairro da Pitanguinha, onde a meninada passou parte de sua infância. No seu escritório colocava os meninos mais velhos para ajudar a atender aos clientes. Ronaldo, aos 11 anos, já sabia datilografar. Pela manhã frequentava o colégio à tarde ajuda o pai no escritório. O Doutor Geraldo sabia da importância de criar os filhos para vida.
Ronaldo estudava na 4ª série do Colégio Marista. Rapaz alto e forte, despontou como jogador de voleibol. Foi campeão dos Jogos Estudantis. Logo foi chamado para jogar voleibol no Clube Fênix Alagoana, o melhor time de Alagoas, foi campeão vários anos, despertou em Ronaldo o amor pelo esporte e tudo que o esporte oferece para engrandecer a alma humana.
Doutor Geraldo apareceu com um tumor, ao enfrentar uma operação, morreu. Ronaldo tinha 16 anos, estava se preparando para o vestibular de engenharia. Foi um drama na família, Dona Noélia e os meninos tiveram uma reviravolta na vida. Ela teve que batalhar muito para educar os filhos. Precisou que os mais velhos trabalhassem e ajudassem na despesa da educação. Ronaldo em 1967 fez vestibular para engenharia, foi aprovado. Iniciou a vida de estudante universitário, conseguiu uma vaga para ensinar no Colégio Moreira e Silva. Era como um pai para seus irmãos mais moços.
Ronaldo nos primeiros anos universitário sentiu seu caminho na política. Contra a ditadura, iniciou a política estudantil como tarefeiro. Editava um jornal, à noite fazia pichações, panfletava a universidade, os bairros, com muita competência. Era destemido e bem articulado. Mais tarde galgou num nível mais elevado. Durante os cinco anos do curso de engenharia, foi bom aluno e complementou sua vivência com a política, chegando a Presidente da Federação Alagoana de Desportos Universitário (FADU). Como bom atleta organizou os Jogos Universitários, um sucesso. Foi apanhado em flagrante distribuindo folheto contra a Ditadura. Preso por alguns dias, foi solto esperando o julgamento, enquadrado na Lei de Segurança Nacional. Foi julgado na 7ª Auditoria Militar no Recife no dia 4 de junho de1969. Graças aos advogados e amigos que foram testemunhas de defesa, Ronaldo foi absolvido.
Ao se formar recebeu convite e foi para o Rio de Janeiro ser engenheiro da Ponte Rio-Niterói. Ao ser decretada a Anistia Política em 1979, por apelo do amigo Senador Teotônio Vilela, Ronaldo retornou a Alagoas e iniciou sua carreira política das mais brilhantes.
Foi eleito: Vereador, Deputado Estadual, Prefeito, Governador por duas vezes, Deputado Federal. Não tem espaço para relacionar os benefícios de Ronaldo em seus mandatos. Hoje, disposto com 76 anos, é a esperança dos homens de bem, muitos alagoanos querem que ele retorne a um Cargo Público nesse Estado. É um dos maiores políticos contemporâneos da História das Alagoas.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
4POLÍCIA
Jovem morre após colidir com poste em avenida de Maceió
-
5CIÊNCIA
Alunos do Ifal Palmeira ganham reconhecimento internacional em missão de busca por asteroides