Geral
Concurso Nacional Unificado abre inscrições para mais de 3 mil vagas em órgãos federais
Interessados podem se inscrever até 20 de julho; seleção terá etapas objetivas e discursivas, além de política afirmativa inédita de equiparação entre gêneros

As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) começaram nesta quarta-feira (2) e seguem até o dia 20 de julho. Ao todo, são oferecidas 3.642 vagas distribuídas em 32 órgãos federais, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A taxa única de inscrição custa R$ 70 e deve ser paga até 21 de julho.
Do total de oportunidades, 2.480 vagas são imediatas e 1.172 para provimento a curto prazo. As provas objetivas estão previstas para 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Já a etapa discursiva, aplicada apenas para os habilitados, ocorrerá em 7 de dezembro. A primeira lista de classificados deve ser divulgada em 30 de janeiro de 2026.
O processo seletivo será organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e contará com nove blocos temáticos, que agrupam cargos por áreas de atuação semelhantes. Com isso, o candidato poderá concorrer a diferentes postos dentro de um mesmo bloco realizando apenas uma inscrição e escolhendo, no momento do cadastro, sua lista de preferência conforme formação acadêmica, experiência profissional e interesse.
O governo federal anunciou também novas políticas afirmativas no certame. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:
65% para ampla concorrência
25% para pessoas negras
3% para indígenas
2% para quilombolas
5% para pessoas com deficiência
Uma das inovações é a equiparação entre gêneros na convocação da segunda fase. A cada nova etapa, serão chamados nove vezes o número de vagas disponíveis, garantindo igual proporção entre homens e mulheres, tanto na ampla concorrência quanto nas cotas. Segundo a ministra Esther Dweck, essa medida busca corrigir desigualdades observadas na edição anterior do concurso, quando as mulheres, embora maioria entre as inscritas, tornaram-se minoria na fase seguinte. “Não se trata de reserva de vagas, mas de uma política afirmativa. Estamos bem seguros do ponto de vista jurídico”, afirmou.
Para reforçar a segurança, os candidatos terão código de barras individual, além de precisarem registrar uma frase de próprio punho no dia da prova. A próxima edição contará ainda com a participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) na execução e gestão do certame.
A ministra destacou a urgência do concurso diante do número expressivo de aposentadorias no serviço público. De 2010 a 2023, cerca de 246 mil servidores deixaram seus cargos.
Cronograma do CNU 2025:
Inscrições: 2 a 20/07/2025
Solicitação de isenção: 2 a 8/07/2025
Prova objetiva: 5/10/2025
Convocação para prova discursiva: 12/11/2025
Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
Procedimentos de confirmação de cotas: 8 a 17/12/2025
Prova discursiva: 7/12/2025
Divulgação da primeira lista de classificação: 30/01/2026
Mais informações e inscrições podem ser feitas no portal oficial do CNU.
Mais lidas
-
1PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
2DESPEDIDA
Corpo de Juliana Marins é sepultado em Niterói após tragédia na Indonésia
-
3TRAGÉDIA NO INTERIOR
Menino de 3 anos morre afogado em piscina no dia do próprio aniversário em Girau do Ponciano
-
4LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
5DETRAN
CNH do Trabalhador: prazo final de inscrições antecipado para 7 de julho