Internacional

Pentágono diz continuar oferecendo 'opções robustas' a Trump para ajudar a Ucrânia

Por Sputinik Brasil 02/07/2025
Pentágono diz continuar oferecendo 'opções robustas' a Trump para ajudar a Ucrânia
Foto: © Eva Hambach

Apesar da suspensão temporária do envio de armas à Ucrânia por falta de estoques, o Pentágono continua oferecendo ao presidente norte-americano Donald Trump "opções robustas" de apoio militar a Kiev, disse o subsecretário de Defesa dos EUA, Elbridge Colby.

O Pentágono continua apresentando ao presidente dos EUA, Donald Trump, "opções robustas" para assistência militar adicional à Ucrânia que atendam ao objetivo de resolver o conflito, afirmou o subsecretário de Defesa dos EUA, Elbridge Colby.

Na terça-feira (1º), a mídia norte-americana noticiou a suspensão do fornecimento de munição e armas dos EUA para a Ucrânia devido ao esgotamento dos estoques norte-americanos. A porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, confirmou a suspensão à NBC, afirmando que a decisão prioriza os interesses dos EUA.

"O Departamento de Defesa continua a fornecer ao presidente [Donald Trump] opções robustas para continuar a ajuda militar à Ucrânia, consistente com seu objetivo de pôr fim a esta trágica guerra. Ao mesmo tempo, o departamento está examinando e adaptando rigorosamente sua abordagem para atingir esse objetivo, preservando também a prontidão das forças norte-americanas para as prioridades de defesa do governo", disse Colby à NewsNation na terça-feira.

Moscou afirma que o fornecimento de armas à Ucrânia dificulta a resolução do conflito e envolve diretamente os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no conflito. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que qualquer carga contendo armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para a Rússia. O Kremlin afirmou que o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia dificulta as negociações de paz.