Geral

Com moda fitness, disciplina e atitude, jovem de Penedo constrói trajetória de sucesso

Beatriz Lima viu no Sebrae a oportunidade para crescer e aproveita todas as soluções para fortalecer seu empreendimento

Redação com Assessoria 01/07/2025
Com moda fitness, disciplina e atitude, jovem de Penedo constrói trajetória de sucesso
A expressão “quem vê cara não vê corre” traduz com precisão a vida de Beatriz Lima. Quem chega ao Sebrae Penedo e é recebido com o sorriso e a simpatia da jovem, dificilmente imagina o quanto de deter

A expressão “quem vê cara não vê corre” traduz com precisão a vida de Beatriz Lima. Quem chega ao Sebrae Penedo e é recebido com o sorriso e a simpatia da jovem, dificilmente imagina o quanto de determinação e disciplina ela precisa ter para enfrentar as múltiplas jornadas diárias. Além do trabalho como recepcionista, ela também cursa duas faculdades e empreende com uma loja online de moda fitness.

Criada em uma família de comerciantes, a penedense carrega no sangue a paixão por vender e construir oportunidades com as próprias mãos. Desde criança, ela e a irmã sempre estiveram rodeadas pelas mercadorias vendidas pela mãe. “A gente vive dizendo que ela só não vende as filhas porque não pode”, brinca, ao mesmo tempo que revela o espírito empreendedor presente em todos os membros da família.

Assim que aprendeu o valor de conquistar os objetivos por meio do esforço próprio, deu início à sua jornada como empreendedora. Começou, inicialmente, produzindo e vendendo quentinhas, mas quando surgiu a oportunidade de trabalhar no Sebrae, contratada por uma empresa terceirizada, enxergou na nova função novas possibilidades de crescimento.

Motivação pessoal inspirou ideia e negócio

No novo emprego, Beatriz passou por uma profunda transformação pessoal. Ao mesmo tempo em que buscava alternativas para continuar empreendendo, resolveu dar um basta no sobrepeso. Com foco e disciplina, atingiu os dois objetivos em um ano: perdeu 30 quilos e encontrou na moda fitness uma oportunidade de mercado, vendendo roupas e acessórios femininos para academia em uma loja online.

“Por um tempo, vendi bolsas e semijoias, mas ficava buscando um tipo de produto que as pessoas comprassem com mais frequência. Quando comecei a treinar na academia, então passei a usar e a comprar muita roupa de academia e percebi que poderia ser um bom negócio. Percebi que tem gente que compra roupa fitness praticamente todo o mês, então, investindo nesse nicho, conseguiria ter um volume de vendas maior”, conta.

Beatriz perdeu 30 quilos e encontrou na moda fitness uma oportunidade de mercado, vendendo roupas e acessórios para academia em uma loja online.
-

A partir dessa ideia nasceu a Bia Fitness Oficial, loja online no Instagram, com atendimento também pelo WhatsApp. Para conciliar com a função de recepcionista, a empreendedora organiza as entregas durante o horário do almoço e ao final do expediente do Sebrae. Além disso, ela ainda cursa licenciatura em História, faz curso superior de Estética e Cosmética em outra faculdade e, ainda, consegue encaixar os exercícios físicos na agitada rotina.

Quem pensa que Beatriz parou por aí, se engana. Os “corres” da jovem incluem, ainda, participar ativamente de eventos e aproveitar todos os serviços gratuitos promovidos pelo Sebrae em Penedo. “Apesar da correria de todos os dias, sempre dou um jeito de participar porque aprendo algo que me faz melhorar cada vez mais”, conta.

Empretec: a virada de chave

O empenho e esforço da empreendedora não passou despercebido pelos gestores do Sebrae que, na última edição do Empretec realizado em Penedo, possibilitou que a jovem participasse da edição de forma gratuita.

“Ela participa de todas as ações gratuitas e está sempre em contato com os consultores, buscando melhorias que, de fato, ela implanta no seu próprio negócio. Beatriz queria muito fazer o Empretec, e, no curso, ela foi uma das alunas destaque”, conta Pauline Reis, gestora do Sebrae Penedo.

Durante o curso, os participantes do Empretec são desafiados a desenvolver um projeto empreendedor em equipe. Beatriz e os outros dois integrantes da equipe produziram um mousse de cabelo para vender e tiveram o trabalho premiado na categoria “Busca de Informações”. O desempenho impressionou tanto que chamou a atenção do gerente de uma franquia de perfumaria, que também participava do curso. Ele fez uma proposta de trabalho, mas ela recusou.

“Quando eu via as outras pessoas dizendo que o Empretec é uma virada de chave, eu queria viver aquilo também. E quando participei, realmente aconteceu. Hoje eu tenho plena consciência do meu potencial, de onde eu quero chegar e o que eu preciso fazer para isso. Eu só saio daqui [do Sebrae] quando meu negócio chegar em um patamar que me permita tranquilidade financeira”, declarou.

Pauline Reis não esconde o orgulho ao falar da trajetória de Beatriz. A gestora afirma que a jovem penedense é um exemplo vivo de como a aplicação de soluções do Sebrae pode transformar realidades.

“Um dos grandes diferenciais é que, quando a Beatriz participa de qualquer ação, ela já implementa alguma melhoria no negócio e, por isso, obtém os resultados. Viver imersa no ambiente do Sebrae, local de aprendizado e desenvolvimento, propiciou que ela pudesse aproveitar essas boas oportunidades”, declarou.

Ao conceder entrevista para esta matéria, Beatriz relembra as dificuldades e o longo caminho que percorreu para chegar até aqui: “Estou até emocionada em relembrar tudo isso. Eu consegui”, disse, com os olhos marejados.