Política
Aprovado projeto que inclui no Calendário Turístico a Festa do Leite, da cidade de Maravilha

Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 26, os parlamentares apreciaram 17 itens presentes na ordem do dia, entre eles o projeto de lei ordinária nº 1388/2025, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), que inclui no Calendário Turístico e de Eventos Oficiais a Festa do Leite, da cidade de Maravilha. O projeto foi aprovado em 2º turno.
O autor da matéria informa que a Festa do Leite acontece todos os anos, no mês de dezembro, e tem como seu ponto alto o Torneio Leiteiro, que conta com a participação de animais de criadores de Maravilha. "Durante o Torneio são realizadas seis ordenhas durante três dias de competição, nas categorias vaca e novilha de primeiro parto. Ao final da competição, a Prefeitura faz a premiação, como forma de incentivo aos criadores participantes", completa o parlamentar.
"Com exposição em stands de produtores de mel, festival gastronômico, mostra de artesanato, palestras, concurso de Rainha do Leite e apresentação de shows de bandas regionais, a Festa do Leite da cidade de Maravilha movimenta a economia do município e conta com presença de milhares de pessoas de toda região", justifica Antonio Albuquerque. A matéria segue agora para o Poder Executivo para eventual sanção.
Acompanhe as demais matérias analisadas em plenário:
Matérias votadas em 2º turno:
- Projeto de lei ordinária nº 1403/2025, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que considera de Utilidade Pública a Casa do Idoso Santo Antônio.
- Projeto de lei ordinária nº 1359/2025, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que considera de Utilidade Pública o Instituto Medicina Melhor.
- Projeto de resolução nº 232/2025, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede a comenda de mérito legislativo Tavares Bastos ao doutor Milton Hênio Netto Gouveia.
- Projeto de lei ordinária nº 1502/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a abrir, ao orçamento vigente, crédito suplementar em favor do Tribunal de Justiça.
- Projeto de lei ordinária nº 1496/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a abrir, ao orçamento vigente, crédito suplementar em favor do Ministério Público do Estado de Alagoas.
- Projeto de lei ordinária nº 1488/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a abrir, ao orçamento vigente, crédito suplementar em favor do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.
- Projeto de lei ordinária nº 1345/2025, de autoria do deputado Mesaque Padilha (União Brasil), que considera de Utilidade Pública Estadual a Associação Semear Missões.
- Projeto de lei ordinária nº 1376/2025, de autoria do deputado Mesaque Padilha (União Brasil), que considera de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Porto de Pedras e Região.
Matérias votadas em 1º turno:
- Projeto de resolução nº 213/2025, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que concede a comenda de mérito Vera Arruda à senhora Arivânia Pita.
- Projeto de resolução nº 193/2025, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede a comenda Ledo Ivo ao líder cultural alagoano João Victor Lemos Viana.
- Projeto de resolução nº 191/2025, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), que concede a comenda do mérito esportivo Mário Jorge Lobo Zagallo ao senhor Hilton Loureiro Neto.
- Projeto de lei ordinária nº 1495/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Governo do Estado a transferir recursos provenientes do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas para a Secretaria de Estado de Segurança Pública.
- Projeto de lei ordinária nº 1494/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a autorização ao Estado de Alagoas para promover a doação não onerosa da área que menciona, localizada no município de Batalha, Alagoas, à Prefeitura de Batalha, para fins de interesse público, como foco no desenvolvimento econômico.
- Projeto de lei ordinária nº 1473/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a institucionalização da política pública Corações da Paz no âmbito do Estado de Alagoas.
- Projeto de lei ordinária nº 1262/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a lei estadual n° 6.540, de 7 de dezembro de 2004.
- Projeto de lei ordinária nº 1398/2025, de autoria do deputado Mesaque Padilha (União Brasil), que considera de Utilidade Pública Estadual o Instituto Pastor Valmir.
- Projeto de lei ordinária nº 1314/2025, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que considera de Utilidade Pública a Federação Alagoana de Tênis.
- Projeto de lei ordinária nº 1150/2024, de autoria da deputada Carla Dantas (MDB), que considera de Utilidade Pública o Instituto Elosa Florentino.
Mais lidas
-
1SANTANA DO IPANEMA
Vereador Mário Silva denuncia abandono dos Bulhões a servidores e pacientes com câncer
-
2EXECUÇÃO
Homem é executado dentro de casa por suspeitos que se passaram por policiais no Pilar
-
3TRAGÉDIA
Adolescente de 14 anos mata pais e irmão de 3 anos após ser contrariado no RJ
-
4NINHO TUCANO
Após 29 anos, Ciro Gomes retorna ao PSDB e será candidato ao Governo do Ceará em 2026
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa pelo comando do PT em Palmeira esquenta com apoio de vereador a grupo de oposição