Alagoas
Integração entre odontologia e cardiologia garante segurança cirúrgica a paciente

Quando o aposentado Manuel Josias do Nascimento, de 72 anos, se preparava para uma cirurgia cardíaca, não imaginava que o cuidado com sua saúde bucal seria parte essencial do processo. Morador do bairro Vergel do Lago, em Maceió, ele precisou passar por uma série de procedimentos odontológicos antes de seguir para o centro cirúrgico, numa ação conjunta entre o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e o Hospital do Coração Alagoano, ambos na capital alagoana.
A responsável técnica pela odontologia do HMA, cirurgiã-dentista Paulla Sousa, explica que esse tipo de conduta é parte de um protocolo já bem estabelecido nas duas unidades hospitalares: antes de qualquer cirurgia cardíaca, é obrigatória a avaliação odontológica do paciente. O motivo? A prevenção da endocardite, uma inflamação grave da membrana que reveste o coração, provocada por microorganismos que, muitas vezes, têm origem na cavidade bucal.
“Ao avaliar o paciente Manuel, a equipe percebeu a necessidade de uma intervenção cirúrgica odontológica. Devido à complexidade do caso e à quantidade de elementos dentários comprometidos, firmamos parceria com a equipe odontológica do Hospital do Coração para garantir que ele tivesse o melhor atendimento possível. O Metropolitano ficou responsável pelo acompanhamento pré-cirúrgico, e a equipe de lá assumiu o pós-cirúrgico”, relatou Paulla Sousa.
 (2).jpeg)
A solução encontrada foi dividir o tratamento odontológico em quatro tempos cirúrgicos: dois realizados no centro cirúrgico do Hospital do Coração Alagoano e dois no próprio Hospital Metropolitano, com as duas equipes atuando em conjunto. O esforço foi recompensado: esta semana, o tratamento bucal foi concluído, e Manuel foi liberado para realizar a tão esperada cirurgia cardíaca, com mais segurança e menos riscos.
“Trabalhar em equipe é fundamental quando o foco é salvar vidas. A união das especialidades é o que faz a diferença. Neste caso, conseguimos garantir que o paciente possa ser operado sem o risco adicional de uma infecção que poderia ter sido provocada pela condição oral”, afirmou o cirurgião-dentista Paulo César Santana, responsável pela equipe de odontologia do Hospital do Coração Alagoano.
Surpresa Positiva
Para o paciente, o cuidado recebido foi uma surpresa positiva. “Nunca pensei que um problema na boca pudesse atrapalhar meu coração. Mas os dentistas me explicaram tudo, cuidaram de mim com muito carinho. Agora estou mais tranquilo para fazer minha cirurgia. Só tenho a agradecer”, disse Manuel, emocionado.
A ação reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) em oferecer um atendimento integral, qualificado e articulado em rede. O trabalho conjunto das equipes do Hospital Metropolitano de Alagoas e do Hospital do Coração Alagoano demonstra que a saúde vai muito além da especialidade: ela nasce do olhar humano, atento e integrado sobre cada paciente.
Com o coração preparado e o sorriso renovado, seu Manuel é exemplo de que cuidar da saúde começa pela boca – e vai muito mais além.
Mais lidas
-
1SANTANA DO IPANEMA
Vereador Mário Silva denuncia abandono dos Bulhões a servidores e pacientes com câncer
-
2EXECUÇÃO
Homem é executado dentro de casa por suspeitos que se passaram por policiais no Pilar
-
3TRAGÉDIA
Adolescente de 14 anos mata pais e irmão de 3 anos após ser contrariado no RJ
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa pelo comando do PT em Palmeira esquenta com apoio de vereador a grupo de oposição
-
5NINHO TUCANO
Após 29 anos, Ciro Gomes retorna ao PSDB e será candidato ao Governo do Ceará em 2026