Esportes
Campanha pressiona governo federal em defesa da Lei de Incentivo ao Esporte
Entidades esportivas, atletas e lideranças sociais produziram ofício para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, temendo retrocesso nas políticas públicas esportivas do país

Entidades esportivas, atletas e lideranças sociais estão em campanha em defesa da permanência da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE). A mobilização tem recolhido assinaturas para um ofício a ser encaminhado para o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com propostas concretas e um alerta sobre os riscos iminentes de retrocesso nas políticas públicas esportivas do país.
A ação surge em resposta à aprovação da Lei Complementar 211/24, que vincula a continuidade da LIE a metas fiscais, como o controle do déficit primário e a redução das despesas discricionárias da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A nova norma ainda impõe um prazo de validade de cinco anos para a LIE, gerando insegurança jurídica e financeira para milhares de projetos e organizações sociais.
Se aprovada a proposta de descontinuação, o impacto será significativo: mais de 15 milhões de atendimentos diretos foram realizados desde a criação da LIE, em 2006. Só em 2025, estima-se que mais de 3 milhões de pessoas serão beneficiadas por meio de iniciativas financiadas com base na legislação. No Nordeste, entre 2020 e 2024, foram investidos R$ 127,3 milhões em projetos que transformam realidades locais por meio do esporte.
A Rede CT-Capacitação e Transformação, que atua nacionalmente na formação de agentes sociais esportivos e fortalecimento de organizações esportivas com foco em inclusão e transformação social, destaca que a LIE é um instrumento vital para garantir o acesso de crianças, adolescentes e comunidades vulneráveis ao esporte. “O real perigo do término da Lei de Incentivo, a maior ferramenta de política pública do esporte brasileiro, é causar um colapso no esporte do país, desde o educacional até o rendimento”, alerta Alceu Neto, presidente do Instituto Futebol de Rua, uma das organizações responsáveis pela iniciativa da Rede CT.
Segundo ele, apenas o Instituto atende 14 mil crianças e adolescentes por semana em 150 escolas públicas de todo o Brasil, atuando no contraturno escolar. “O final da Lei irá interromper imediatamente esse atendimento e todas as consequências que dele advém. No caso da Rede CT, temos 770 organizações que trabalham as mais diversas modalidades esportivas educacionais e de rendimento. Essa não é uma pauta partidária, mas de política pública, que merece máxima atenção e urgência nesse momento crítico para o esporte brasileiro”, acrescenta Alceu Neto.
De forma mais ampla, Alceu explica que a Rede CT reúne 770 organizações voltadas ao esporte educacional e de rendimento que também correm risco de fechar as portas. “Essa não é uma pauta partidária, mas sim uma política pública que merece a máxima atenção e urgência neste momento crítico para o esporte brasileiro”, concluiu.
Disputa por recursos
Apesar de sua relevância social, a LIE representa menos de 0,5% de toda a renúncia fiscal do Governo Federal. Em 2024, o mecanismo bateu recorde de captação, com quase R$ 1,2 bilhão, valor que ainda corresponde a apenas 0,22% dos gastos tributários federais.
Outro ponto de atenção é a criação da Lei de Incentivo à Reciclagem, que passou a disputar recursos com a LIE, com uma estimativa de perda anual de R$ 300 milhões para os projetos esportivos, caso não haja revisão na forma como esses incentivos são organizados.
Diante desse cenário, o ofício que será encaminhado ao governo federal propõe três ações imediatas:
-Tornar a Lei de Incentivo ao Esporte uma política pública permanente, eliminando a exigência de renovações periódicas;
-Ampliar o limite de destinação de recursos, de 2% para 3%;
-Desvincular os recursos da LIE da Lei de Incentivo à Reciclagem, para que ambas possam operar de forma autônoma e eficaz.
A campanha também conta com um abaixo-assinado nacional, promovido pelo projeto Atletas pelo Brasil, aberto ao público até o dia 22 de junho de 2025. O documento será entregue à Presidência da República, ao Ministério do Esporte, à Secretaria-Geral da Presidência e à Câmara dos Deputados.
Sobre a Rede CT
O projeto Rede CT – Capacitação e Transformação é uma iniciativa do Instituto Futebol de Rua e da Rede Igapó, com patrocínio do Itaú e da B3, a bolsa de valores brasileira. Seu objetivo é o de descentralizar o acesso aos recursos da LIE a partir da capacitação de OSCs com projetos sociais esportivos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
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