Alagoas
Secretaria de Relações Internacionais apresenta “Alagoas e Portugal em Cena” na Embaixada de Portugal

A Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) apresentou, na quarta-feira (25), na Embaixada de Portugal, em Brasília, o projeto Alagoas Portugal em Cena. A apresentação foi feita pelo secretário Júlio Cezar. A iniciativa reúne 11 municípios com forte influência luso-brasileira e visa promover a cultura, o artesanato, a gastronomia e as belezas naturais dessas cidades.
O projeto foi apresentado ao embaixador Luís Filipe Faro Ramos, que recebeu a comitiva alagoana com entusiasmo. “O objetivo é promover a junção das culturas e internacionalizar as potencialidades do Litoral Sul alagoano, que teve grande influência portuguesa em sua história.

Ao todo são 11 municípios que formam essa região tão bonita e exuberante, dentre eles, Pedro e Barra de São Miguel, também conhecida como Caminhos das Águas. Nossa missão aqui ao lado da produtora cultural Beth Lopes e do ator Francisco de Assis é promover essa junção de culturas”, disse o secretário, que representou o governador Paulo Dantas.
Júlio Cezar ressaltou o potencial do evento para movimentar a economia local, fortalecer o turismo e atrair investidores portugueses, que têm migrado ao logo dos anos para Alagoas em busca de investir, a exemplo do grupo Villa Galé.
Estiveram presentes ainda o superintendente Moisés Neves, a produtora cultural Beth Lopes (Caminho das Águas) e o ator Francisco de Assis. O embaixador elogiou a descentralização da proposta e destacou a importância de estreitar as relações entre Portugal e estados fora do eixo Rio-São Paulo. Alagoas e Portugal em Cena surge como uma vitrine internacional do estado, reforçando sua identidade cultural e abrindo caminhos para novas parcerias com Portugal.

A programação acontecerá no período de 8 a 13 de outubro, que também incluirá ações de intercâmbio cultural e comercial. Com apoio institucional e curadoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o evento é organizado pela Aembar, IBEEHT e IGR Caminho das Águas. Também integram o projeto o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Marinha do Brasil e Câmara de Comércio Brasil-Portugal, além dos governos estadual e municipais de Barra de São Miguel, Coruripe e Penedo.
O circuito contará com curadorias setoriais em gastronomia, artesanato e música.
Mais lidas
-
1NINHO TUCANO
Após 29 anos, Ciro Gomes retorna ao PSDB e será candidato ao Governo do Ceará em 2026
-
2SANTANA DO IPANEMA
Vereador Mário Silva denuncia abandono dos Bulhões a servidores e pacientes com câncer
-
3ASSASSINATO
Polícia divulga imagens de suspeito de matar adolescente com 51 facadas em Rio Largo
-
4ARAPIRACA
Imagens de câmera de segurança mostram comerciante envolvido em confusão horas antes de ser assassinado
-
5UNIÃO
Solidariedade e PRD oficializam federação; comando em Alagoas será de Adeilson Bezerra e da família Raimundo em Palmeira dos Índios