Variedades

Antonio da Rosa inaugura nova fase artística com o single “Presente”

Artista alagoano lança faixa dia 1º de julho

Ananda Zambi 24/06/2025
Antonio da Rosa inaugura nova fase artística com o single “Presente”

Em 2021, Antonio Oiticica, ainda sob o nome artístico de Yo Soy Toño, participou do Festival Em Cantos de Alagoas com a música “Presente”, levando-o até a final da competição. A canção não ganhou o prêmio, mas quatro anos depois recebeu uma nova roupagem ainda mais digna de sua beleza e sensibilidade, que estará disponível nas plataformas digitais a partir do dia 1º de julho.

Agora como Antonio da Rosa, o músico explica a mudança de nome e o novo conceito artístico: “Eu sempre tive mais referências de música popular brasileira, e sinto que agora, solo, sou mais um músico brasileiro. Na minha fase Yo Soy Toño ainda tinha uma coisa de curtir muita guitarra, sons mais altos - que eu ainda amo. Mas boa parte do meu repertório de composições não combinava, e agora tá mais ajustado. E tem também isso de usar meu próprio nome, que tem mesmo uma potência. Me traz mais responsabilidade e me coloca muito mais em evidência. Sou eu ali, totalmente.”

Produzida por Felipe Fernandes (Bloco Sargento Pimenta, Tiramisu com Maria Luiza Jobim e Julio Secchin), “Presente” foi composta através de trechos escritos na adolescência que foram revisitados anos depois, em 2019. Assim, a faixa acaba sendo o marco perfeito de transição entre os dois projetos: “Ela traz algumas coisas da nova cara, mas também muito do que eu fazia antes. Então, ‘Presente’ está no meio dessas duas estéticas. E ela brinca também, com essa relação de tempo, com essas várias temporalidades minhas aí presentes”, conta Antonio.

A faixa é uma bela canção de amor eterno enquanto dure. Uma balada que faz trocadilho entre o presente enquanto objeto de demonstração de afeto e os tempos verbais na língua portuguesa (Lembra daquele presente que eu te deixei no passado? / Lembre-se que o futuro sempre vence / Por causa dos nossos beijos sem ensaio). A música já havia sido gravada no formato voz e violão, mas agora Antonio (voz, violões, guitarras), Felipe (além de produção, também tocou baixo, teclado e synths), Mike Rothman (bateria) e Rafa Buzzi (voz) a incrementaram com um arranjo que destaca o romântico refrão (Deixa essa luz acesa e a janela aberta / Não importa, agora corra pra me encontrar / Venha e traga a certeza de que na minha mesa / Sempre haverá um espaço guardado pra ti / Que eu guardo só pra ti) com um coro.

Recentemente, o artista viveu uma experiência única na sua carreira até então: sua primeira vez tocando fora do Brasil, em uma mini turnê de 11 shows pela França, país onde viveu parte da infância. Em Paris, foram duas apresentações no La Panza, um bar que recebe, aos domingos, músicos brasileiros para tocarem de forma acústica seus repertórios autorais. Os outros shows foram em cidades dos Alpes Franceses, em casas de moradores, com repertório de bossa nova. Antonio descreve a experiência como fantástica, e confirma que os franceses são encantados com a música brasileira, “ainda mais quando são brasileiros tocando”.