Internacional
Vance: asseguramos que a destruição do programa nuclear do Irã já aconteceu

O vice presidente dos Estados Unidos, JD Vance, disse que poderia assegurar que a destruição do programa nuclear do Irã já aconteceu.
"Há uma semana, Irã estava perto de ter um armamento nuclear. Agora, Irã está incapacitado de construir uma arma nuclear. Destruímos o equipamento que eles tinham", disse Vance em entrevista concedida ao canal Fox News nesta segunda-feira. A entrevista transcorria sob o pano de fundo do anúncio de um cessar-fogo pelo presidente dos EUA, Donald Trump, entre Israel e o Irã.
"Presidente está absolutamente claro na mensagem de que o Irã não pode ter arma nuclear", disse. "Nossa expectativa é que eles (Irã) não tentem reconstruir essa capacidade", afirmou o vice-presidente.
Para Vance, o que o presidente dos EUA está tentando fazer é construir um acordo de paz de longo prazo na região.
"Para os iranianos, esta é uma nova oportunidade para perseguir o caminho da paz", disse Vance, citando que Trump apertou o botão de reset para produzir a paz na região.
O vice-presidente disse que não é a intenção dos EUA levar a uma mudança de regime no Irã.
"Missão foi um sucesso para parar o enriquecimento de urânio. A nossa missão não é uma mudança de regime do Irã", afirmou Vance, citado que cabe à população iraniana determinar uma mudança de regime.
Mais lidas
-
1NINHO TUCANO
Após 29 anos, Ciro Gomes retorna ao PSDB e será candidato ao Governo do Ceará em 2026
-
2ASSASSINATO
Polícia divulga imagens de suspeito de matar adolescente com 51 facadas em Rio Largo
-
3ARAPIRACA
Imagens de câmera de segurança mostram comerciante envolvido em confusão horas antes de ser assassinado
-
4GOVERNO DE ALAGOAS
Com investimentos de R$ 32 milhões, Paulo Dantas autoriza construção do aeroporto de Penedo
-
5UNIÃO
Solidariedade e PRD oficializam federação; comando em Alagoas será de Adeilson Bezerra e da família Raimundo em Palmeira dos Índios