Internacional
Papa Leão XIV lamenta 'notícias alarmantes' e pede fim de guerra
Pontífice alertou sobre 'responsabilidade moral' de líderes
O papa Leão XIV lamentou neste domingo (22) as "notícias alarmantes" no Oriente Médio, após o bombardeio deflagrado pelos Estados Unidos no Irã e apelou à comunidade internacional que encerre a guerra "antes que ela se torne um abismo irreparável".
Segundo o líder da Igreja Católica, "cada membro da comunidade internacional tem uma responsabilidade moral: impedir a tragédia da guerra antes que ela se torne um abismo irreparável".
Da janela do Palácio Apostólico, diante de milhares de fiéis presentes na Praça São Pedro, Robert Prevost destacou que "a guerra não resolve os problemas, mas os amplifica e produz feridas profundas na história dos povos, que exigem gerações para serem curadas".
"Que a diplomacia silencie as armas", acrescentou o norte-americano, lamentando as "notícias alarmantes" vindas do Oriente Médio, especialmente do Irã após o ataque dos Estados Unidos.
"Este cenário dramático, que envolve Israel e Palestina, ameaça obscurecer o sofrimento diário da população, especialmente em Gaza e outros territórios onde a necessidade de apoio humanitário adequado está se tornando cada vez mais urgente", enfatizou.
Leão XIV afirmou que "hoje, mais do que nunca, a humanidade clama pela paz" e lembrou aos líderes mundiais sua "responsabilidade moral".
"É um grito que exige responsabilidade e razão e não deve ser sufocado pelo rugido das armas e pelas palavras retóricas que incitam o conflito", alertou.
Por fim, Prevost ressaltou que "nenhuma vitória armada pode compensar a dor das mães, o medo das crianças, o futuro roubado", implorando que "as nações tracem seu futuro com obras de paz, não com violência ou conflitos sangrentos".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados