Economia
Toffoli convoca governo, INSS e MPF para audiência sobre ressarcimento de aposentados
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou representantes do governo federal, do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), da Defensoria Pública e do Ministério Público Federal (MPF) para uma audiência de conciliação na próxima terça-feira, 24, sobre a restituição de aposentados vítimas de descontos ilegais.
Em sua decisão, o ministro defende a "coordenação de ações" para evitar decisões judiciais divergentes e uma demora no ressarcimento dos aposentados.
"A cooperação entre os Poderes e as instituições da República se impõe, constituindo-se verdadeiro dever de índole constitucional para a preservação da dignidade humana e da garantia de direitos fundamentais", diz a decisão.
O ministro despachou em uma ação movida pela Advocacia-Geral da União (AGU). O governo decidiu levar o assunto ao STF alegando que houve decisões conflitantes sobre os "requisitos, fundamentos e extensão da responsabilidade da União e do INSS" pelos descontos indevidos.
Na mesma decisão, Toffoli mandou congelar os prazos de prescrição de todas as ações movidas por aposentados para recuperar o dinheiro descontado ilegalmente. O objetivo, segundo o ministro, é evitar uma profusão de processos enquanto a União viabiliza os ressarcimentos.
Toffoli justificou que é preciso "inibir a advocacia predatória, reconhecer os direitos dos cidadãos e proteger o patrimônio estatal".
"Fica evidente a relevante questão social envolvida (...) diante da necessária proteção de aposentados e pensionistas, grupo que pode ser qualificado como de pessoas vulneráveis ou hipervulneráveis", escreveu o ministro.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados