Variedades

“A Odisseia de Enéias”, de Pietro Castellitto e produção de Luca Guadagnino, estreia essa semana nos cinemas

17/06/2025
“A Odisseia de Enéias”, de Pietro Castellitto e produção de Luca Guadagnino, estreia essa semana nos cinemas

Selecionado para a competição oficial do Festival de Veneza, A Odisseia de Enéias (Enea) estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 19 de junho, com distribuição da Pandora Filmes.



O novo longa do ator, roteirista e diretor Pietro Castellitto é produzido por Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome, Rivais) e Lorenzo Mieli, dois dos nomes mais relevantes do cinema italiano contemporâneo.

Na trama, Enea persegue o mito que seu nome carrega. Ao lado de Valentino, um aviador recém-batizado, atravessa festas, tráfico de drogas e o vazio da juventude com uma vitalidade inabalável. Amigos de infância, os dois se movem por um mundo corrompido, mas guiados por um impulso genuíno de viver e amar. Para os outros, a jornada pode parecer criminosa. Para eles, é uma aventura de amizade e desejo.



Misturando o cotidiano com o delírio, A Odisseia de Enéias é um filme que seduz pelo visual, pelo ritmo e pela maneira como retrata a juventude em estado de urgência. Com uma linguagem própria e marcada pelo excesso estilizado, Pietro Castellitto propõe um “filme de gangsters sem gangsters”, que desafia categorias ao flertar com o surreal, o grotesco e o íntimo.



Em sua segunda incursão como diretor e roteirista, o cineasta imprime seu ponto de vista com liberdade e ousadia. A estética refinada e provocadora — com direção de fotografia de Radek Ladczuk (The Babadook) — remete ao universo de Paolo Sorrentino, enquanto evoca o espírito hedonista de filmes produzidos por Guadagnino. Tudo contribui para um retrato vibrante e ao mesmo tempo melancólico da juventude, com um apelo magnético que atravessa a tela.



O longa tem ainda no elenco Benedetta Porcaroli, Giorgio Quarzo Guarascio, Chiara Noschese, Giorgio Montanini e Sergio Castellitto. A produção é assinada por The Apartment Pictures, Vision Distribution, Frenesy Film Company e Giovane Film.











Ficha Técnica

Título original: Enea

Direção: Pietro Castellitto

Elenco: Pietro Castellitto, Sergio Castellitto, Benedetta Porcaroli

Gênero: Drama

Duração: 115 minutos

Classificação indicativa: 18 anos

Distribuição no Brasil: Pandora Filmes

Estreia: 19 de junho de 2025



Sobre a Pandora Filmes

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem O Apartamento, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; The Square: A Arte da Discórdia, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; Parasita, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano O Homem que Vendeu Sua Pele, de Kaouther Ben Hania, e A Felicidade das Pequenas Coisas, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; Apocalypse Now: Final Cut, a obra-prima de Francis Ford Coppola; Roda do Destino, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; além dos brasileiros Deserto Particular, de Aly Muritiba, e Uma Família Feliz, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.