Geral
São Paulo registra primeiro caso de gripe aviária em 2025

Baixar
Confirmado, em São Paulo, primeiro caso de gripe aviária em 2025.


O caso foi detectado em uma ave silvestre encontrada no município de Diadema, na região metropolitana, que apresentava sintomas de dificuldade de voar, alterações respiratórias e neurológicas.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado isolou rapidamente a ave, e colheu amostras.
Segundo o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, esse primeiro caso positivo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade é isolado; e não apresenta qualquer relação com granjas comerciais ou produção de alimentos.
A Defesa Agropecuária acrescenta que, por se tratar de ave migratória, não vai resultar em embargos nas exportações de carnes e ovos, nem alterar o status sanitário de São Paulo e do Brasil perante a Organização Mundial de Saúde Animal.
O departamento afirma que não há risco à população nem impacto na produção avícola, e que o consumo de carne de aves e ovos é seguro. Mas, recomenda que a população não toque em aves que possam apresentar os sinais clínicos. E que, em caso de suspeita ou identificação de aves mortas, acionem a Defesa Agropecuária.

Saúde Caso foi detectado em uma ave silvestre São Paulo 16/06/2025 - 16:22 Sâmia Mendes Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional Gripe Aviária São Paulo segunda-feira, 16 Junho, 2025 - 16:22 1:24
Mais lidas
-
1INVESTIGAÇÃO NA IGREJA
Padre é afastado pela Diocese de Penedo após denúncia de tentativa de abuso sexual
-
2DENÚNCIA E INVESTIGAÇÃO
Veja como ocorreu a denúncia que levou ao afastamento de padre em Penedo por suspeita de assédio sexual
-
3POLÍCIA
Advogada e homem são presos com drogas durante abordagem policial em Arapiraca
-
4EUA
'Não me importo com o que ela disse': Trump rejeita afirmações da chefe de inteligência dos EUA sobre Irã
-
5DENUNCIADOS
Empresário Kel Ferreti, esposa e sócio são denunciados como líderes de organização criminosa em Alagoas