Economia
'Crescente tensão interna nos EUA pode trazer riscos à economia global', diz CM Capital
Na última semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, intensificou sua retórica ao afirmar que Los Angeles "está sendo invadida por um inimigo estrangeiro" e que os manifestantes são "animais". Simultaneamente, autorizou o envio de cerca de 4.000 membros da Guarda Nacional e 700 fuzileiros navais para a cidade, justificando a mobilização como resposta à "lei e ordem".
Há preocupações sobre o efeito bola de neve que isso pode causar, com o policiamento militarizado podendo alimentar mais mobilizações, gerando divisões nacionais e impactando a confiança de investidores estrangeiros, diz o analista educacional Vitor Agnellos, da CM Capital.
Entre os possíveis impactos listados pela CM Capital, as despesas espetaculares no interior dos EUA podem pressionar o orçamento federal, afetando ratings e juros de dívida, - que é um ponto que já vem sendo motivo de atenção - além da instabilidade política interferir no clima de negócios, preocupando mercados e ampliando a aversão aos ativos norte-americanos.
Podem ocorrer também efeitos sobre câmbio e commodities, com o dólar se enfraquecendo frente a uma cesta de moedas, segundo Agnellos.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados