Internacional
Chefe da delegação russa comenta postura de negociadores ucranianos: 'Autoridade limitada' (VÍDEOS)
Em entrevista ao programa da RT The Rick Sanchez Effect (Efeito Rick Sanchez, na tradução do inglês) nesta segunda-feira (9), o chefe da delegação russa nas negociações de paz com a Ucrânia, Vladimir Medinsky comentou sobre a nova postura adotada por Kiev nas conversas.
Segundo Vladimir Medinsky, a delegação ucraniana em 2022 parecia mais autônoma e disposta ao diálogo. Já em 2025, demonstrava maior restrição, assemelhando-se a executivos corporativos com autoridade limitada para tomar decisões.
Para o chefe russo, a mudança reflete o crescente grau de influência externa sobre as posições de Kiev em meio ao conflito.
Durante a entrevista, Medinsky voltou a criticar a ideia de um cessar-fogo sem o alcance de um acordo de paz real que aborde as causas do conflito. Para a autoridade russa, a pausa sem resolver as questões "pode ser o fim do planeta".
"Com o tempo, a Ucrânia, junto com a OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] e seus aliados, vai tentar retomar essa área [que se tornou parte da Rússia ao longo do conflito com aprovação em referendos], e isso pode ser o fim do planeta. Isso será uma guerra nuclear", disse.
Principais pontos das declarações de Medinsky:
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados