Política
Comissão debate desafios e oportunidades para o setor ferroviário nacional

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados discute, nesta terça-feira (10), o cenário atual do setor ferroviário nacional. O debate foi solicitado pelo deputado Leônidas Cristino (PDT-CE) e será realizado às 10 horas, no plenário 11.
Na avaliação do parlamentar, o setor ferroviário deveria ter papel estratégico no desenvolvimento econômico do Brasil, especialmente por suas dimensões continentais. No entanto, a matriz de transportes nacional continua fortemente dependente do modal rodoviário, que concentra 61,1% da carga transportada, enquanto as ferrovias representam apenas 21%, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Leônidas Cristino chama atenção ainda para o baixo aproveitamento da malha ferroviária existente. Embora o País conte com 30,6 mil km de trilhos, metade dessa extensão está ociosa ou com baixíssima utilização. Ele afirma que 14% da malha têm uso reduzido e 37% está sem operação, o que equivale a 11.190 km de ferrovias paradas.
O parlamentar quer discutir a concentração das operações ferroviárias, os desafios para reativar malha existente, a renovação das concessões e o lançamento do Plano Nacional Ferroviário (PNF). "Para desatar o nó logístico que o modal representa na matriz nacional de transportes, especialmente em razão do alto custo dos projetos ferroviários e seu longo prazo de maturação, pretendemos debater os desafios e as oportunidades do modal", afirma.
Mais lidas
-
1INVESTIGAÇÃO NA IGREJA
Padre é afastado pela Diocese de Penedo após denúncia de tentativa de abuso sexual
-
2DENÚNCIA E INVESTIGAÇÃO
Veja como ocorreu a denúncia que levou ao afastamento de padre em Penedo por suspeita de assédio sexual
-
3POLÍCIA
Advogada e homem são presos com drogas durante abordagem policial em Arapiraca
-
4DENUNCIADOS
Empresário Kel Ferreti, esposa e sócio são denunciados como líderes de organização criminosa em Alagoas
-
5EUA
'Não me importo com o que ela disse': Trump rejeita afirmações da chefe de inteligência dos EUA sobre Irã