Alagoas
HEA realiza mais uma captação de órgãos e fortalece Rede Estadual de Transplantes

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizou, na noite deste domingo (8), mais uma captação de órgãos para transplante. É a quinta na história da unidade hospitalar, que é referência em média e alta complexidade para os moradores de 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
O doador foi um homem de 55 anos, vítima de queda de motocicleta. A morte encefálica foi confirmada após exames clínicos e complementares, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina. Com a autorização da família, foram captados o fígado e as duas córneas, que serão destinados a pacientes da lista de transplantes.
A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), atuou desde a identificação do potencial doador, a entrevista com os familiares, até a captação dos órgãos. O enfermeiro Andervan Leão, coordenador da comissão, ressaltou a importância do acolhimento no momento da decisão.
“O gesto da família é o que torna tudo possível. É uma escolha difícil, mas que representa esperança para quem está na fila por um transplante. Por isso a importância de declarar à família o desejo de ser doador de órgãos, pois são os familiares que autorizam a captação”, afirmou.
A diretora geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou o preparo da equipe e a estrutura do hospital como pontos fundamentais para a realização do procedimento.
“A equipe técnica está capacitada para conduzir cada etapa com responsabilidade e respeito. A confiança da família é decisiva, e nosso papel é garantir que tudo ocorra com segurança e dignidade”, explicou.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Luiz Eduardo Tenório Toledo toma posse na Câmara palmeirense e dá continuidade ao legado político da família
-
2REALINHAMENTO COM A PREFEITA
Câmara de Palmeira rejeita requerimentos de Helenildo Neto por 14 votos a 1 e reforça suspeitas de apadrinhamento político após resultado do PSS
-
3FISCALIZAÇÃO JOGADA FORA
De G12 para G14: A “Bancada do Confeito” adoça relação com prefeita em Palmeira dos Índios e agora não passa nem wi-fi
-
4MÚSICA
Com Ana Castela, Mioto divulga a bela e romântica “Princesa”
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Entre bastidores e WhatsApp, quem governa Palmeira?