Internacional
Trump assina decreto e aumenta tarifas sobre o aço e o alumínio para 50%
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (3) o decreto para dobrar as tarifas comerciais sobre aço e alumínio para 50%. A medida começa a valer a partir de amanhã (4).
"Consequentemente, determinei que é necessário e apropriado aumentar a alíquota tarifária para importações de artigos de aço e derivados de aço, e artigos de alumínio e derivados de alumínio, de 25% ad valorem para 50% ad valorem, com efeito a partir da 00h01 (horário local) de 4 de junho de 2025", diz o documento publicado no site da Casa Branca.
Além disso, Trump também decidiu impor um regime diferente para importações de produtos de aço e alumínio e seus derivados do Reino Unido, a partir de um acordo assinado entre os dois países. Com isso, as tarifas para o Reino Unido permanecem em 25%.
O decreto confirma o anúncio feito pelo presidente americano na última sexta-feira (30), quando prometeu o aumento das tarifas e justificou como proteção a indústria siderúrgica dos EUA.
As tarifas sobre o aço e o alumínio já estão em vigor desde o dia 12 de março, após decreto assinado pelo presidente americano naquela oportunidade.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados