Economia
Gripe aviária: RS substitui barreiras fixas por barreiras móveis em Montenegro

O governo do Rio Grande do Sul decidiu mudar a estratégia de vigilância sanitária na região de Montenegro com a estabilização do surto de gripe aviária e a ausência de novos casos. Assim, as quatro barreiras sanitárias fixas em operação foram substituídas por barreiras volantes, que funcionarão de forma móvel e aleatória. A medida entrou em vigor na sexta-feira, 30.
Segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a nova abordagem permite otimizar recursos e manter o monitoramento sem comprometer a eficácia das ações de controle. "Esta mudança na estratégia é considerada mais adequada para o atual contexto sanitário e demográfico da região, marcada pela ausência de produções comerciais e pela predominância de pequenas criações familiares", afirmou, em nota, a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) da Seapi, Rosane Collares.
Além da troca das barreiras, houve também alteração nas rotinas de inspeção em propriedades rurais. Antes realizadas a cada três ou sete dias, as vistorias agora ocorrerão em quatro datas fixas, até 17 de junho, abrangendo toda a zona sob vigilância.
"As operações serão realizadas de forma aleatória, com variação de horários e locais, focadas na fiscalização de cargas alvo. A mudança visa maximizar o fator surpresa e melhorar a mobilização das equipes de fiscalização", destacou Collares.
As medidas estão alinhadas ao encerramento do vazio sanitário, previsto para 18 de junho, e visam mitigar riscos e garantir a sanidade dos plantéis avícolas na região, segundo a Seapi.
Mais lidas
-
1TENSÃO
Major reformado invade casa da ex-companheira e faz reféns em Maceió
-
2CHACINA
Major da PM é morto ao resistir à prisão em Maceió; antes, ele matou o filho e o cunhado
-
3CHACINA
Major da PM morre ao resistir à prisão no Prado; há informações de que outras três pessoas também morreram
-
4OCIDENTE
Zelensky perdeu contato com a realidade e se tornou perigoso para o Ocidente, diz coronel dos EUA
-
5DESASTRES NATURAIS
Cinco municípios de Alagoas encontram-se em situação de emergência, segundo Governo Federal