Alagoas

Secdef é agraciada com Selo da Diversidade por iniciativas inclusivas

Marcelo Alves / Ascom Secdef 27/05/2025
Secdef é agraciada com Selo da Diversidade por iniciativas inclusivas
A honraria foi entregue pela secretária da Seplag, Paula Dantas - Foto: Rodrigo Marinho / Ascom Seplag



A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) foi homenageada pelo desenvolvimento de ações e iniciativas que visam à promoção da diversidade, equidade e inclusão no serviço público estadual. A Secdef recebeu o Selo da Diversidade na categoria prata junto a outras secretarias que avançaram na institucionalização da diversidade, contribuindo para a construção de uma gestão pública mais inclusiva. O evento foi realizado no auditório da Escola de Governo de Alagoas (Egal), na manhã dessa segunda-feira (26).

 

A solenidade de entrega do Selo da Diversidade, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em parceria com o Instituto Motriz, se tornou um marco institucional de compromisso com práticas inclusivas e respeito à pluralidade nos espaços públicos. A iniciativa surgiu do compromisso do Governo de Alagoas com uma gestão pública mais inclusiva, acolhedora e representativa da diversidade presente na sociedade.

 

A partir de dados do Censo do Servidor, identificou-se a predominância de mulheres cis e pessoas pardas no quadro de servidores do estado. Além disso, constatou-se a presença de servidores com deficiência (5,14%), pessoas LGBTQIAPN+ (5,16%) e pessoas trans e não-binárias (1,41%). Portanto, o Selo da Diversidade surge como uma política de incentivo à equidade, à representatividade e à construção de ambientes institucionais mais justos e respeitosos.

 

A honraria foi entregue pela secretária da Seplag, Paula Dantas. Representaram a Secdef na solenidade, os secretários-executivos Leandro Carvalho (Pessoa com Deficiência) e Marina Dantas (Cidadania), as superintendentes Rafaela Seixas (Defesa dos Direitos da Pessoa) e Julius Schwartz (Pessoa com Deficiência) e Walma Gonçalves (Defesa e Proteção dos Animais).