Alagoas
Uncisal celebra Dia da África com evento sobre saúde da população negra

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), realiza nesta quarta-feira (28), às 18h, no mega auditório da instituição, a segunda edição do evento em alusão ao Dia de África e comemoração do primeiro ano de atuação do Neabi. Com o tema “Saúde da População Negra”, o encontro gratuito, presencial e com certificação pretende discutir os impactos do racismo no acesso à saúde e contribuir para a formação de profissionais comprometidos com a equidade racial.
Evento vai contar com a presença de representantes do Ministério da Igualdade Racial. A data, celebrada oficialmente em 25 de maio, foi instituída em 1963 pela atual União Africana, como um marco da luta dos povos africanos por independência. No Brasil, país com mais de 55% da população autodeclarada negra, segundo o último censo do IBGE, o evento ganha contornos ainda mais relevantes ao abordar as desigualdades históricas vividas por essa população — especialmente no campo da saúde pública.

De acordo com a coordenadora do Neabi/Uncisal, professora Bárbara Lima, o evento tem como objetivo ampliar o debate sobre a saúde da população negra e estimular práticas antirracistas na formação dos profissionais da instituição. “A proposta é fortalecer o compromisso da Uncisal com uma educação crítica, interprofissional e voltada para a equidade em saúde. Discutir o racismo estrutural no SUS é urgente e necessário”, afirma.
A coordenadora também destaca a importância simbólica do evento por marcar o aniversário de um ano do Neabi na instituição. “Celebrar o Dia da África é também reconhecer as raízes africanas que constituem nossa história, nossa cultura e nossa identidade. O NEABI tem trabalhado nesse sentido: dar visibilidade a essas pautas e provocar reflexões que impactem positivamente a formação em saúde”, completa.
A atividade é aberta ao público e convida estudantes, servidores, docentes, pesquisadores, trabalhadores do SUS, movimentos sociais e toda a comunidade interessada no tema. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento por meio do link https://forms.gle/m56scDse6eR71HNH8.
O evento integra uma série de ações do núcleo para consolidar uma perspectiva antirracista na educação e nos serviços oferecidos pela Uncisal. Entre os objetivos do NEABI estão o enfrentamento ao racismo institucional e a valorização das contribuições históricas dos povos africanos e indígenas na construção da sociedade brasileira.
Mais lidas
-
1FALTA DE ENERGIA
Diferentes bairros do Rio de Janeiro relatam apagão
-
2SAÚDE
Atendimento especializado: Hospital do Idoso contará com 56 leitos e investimento de mais de R$ 15 milhões
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura omite valores de contratações para festas juninas e fere princípio da publicidade
-
4DINHEIRO ESCONDIDO NO PALCO
Prefeitura omite valor, mas Murilo Huff vai receber R$ 550 mil: mais de 4 salários mínimos por minuto de show em Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores cobram transparência em sessão marcada por questionamentos sobre contratos e merenda escolar