Geral
Sonia Guajajara vai receber título doutora honoris causa da Uerj

Baixar
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, vai receber o título de doutora honoris causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na próxima quarta-feira (28), por sua trajetória de resistência e compromisso com as questões socioambientais.


Esse título é uma das mais altas honrarias concedidas pela Uerj a personalidades que se destacam por suas contribuições notáveis à sociedade, à ciência, à cultura, à educação ou à promoção dos direitos humanos.
O título de doutor honoris causa à ministra Sônia Guajajara foi aprovado em sessão do Conselho Universitário no ano passado, e vai ser a primeira vez que uma universidade brasileira concede sua mais importante honraria para uma pessoa indígena.
De acordo com o relatório que embasou a decisão do conselho, a homenagem à Sonia Guajajara “permite reconhecer o saber indígena como autêntico e extremamente importante para o povo brasileiro”.
A cerimônia de entrega do título de doutora honoris causa será aberta ao público, no Teatro Odylo Costa Filho, localizado no Campus Maracanã da Uerj, a partir das quatro da tarde desta quarta-feira.
No ano passado, a ministra foi ganhadora do Prêmio Campeões da Terra 2024, maior honraria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, na categoria Liderança Política, e, em 2022, foi eleita uma das cem pessoas mais influentes do ano pela revista “Time”.

Geral A ministra vai receber a honraria na quarta-feira, 28 Rio de Janeiro 26/05/2025 - 12:37 Sâmia Mendes / Marizete Cardoso Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara título doutora honoris causa segunda-feira, 26 Maio, 2025 - 12:37 1:40
Mais lidas
-
1FALTA DE ENERGIA
Diferentes bairros do Rio de Janeiro relatam apagão
-
2SAÚDE
Atendimento especializado: Hospital do Idoso contará com 56 leitos e investimento de mais de R$ 15 milhões
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura omite valores de contratações para festas juninas e fere princípio da publicidade
-
4DINHEIRO ESCONDIDO NO PALCO
Prefeitura omite valor, mas Murilo Huff vai receber R$ 550 mil: mais de 4 salários mínimos por minuto de show em Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores cobram transparência em sessão marcada por questionamentos sobre contratos e merenda escolar