Alagoas

Estudantes da Uncisal participam em Recife de evento sobre vivências e estágios na realidade do SUS

Patrícia Barros / Ascom/Uncisal 26/05/2025
Estudantes da Uncisal participam em Recife de evento sobre vivências e estágios na realidade do SUS
De Alagoas, 15 participantes foram escolhidos, sendo seis vinculados à própria Uncisal - Foto: Ascom Uncisal



A Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal), unidade acadêmica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), está à frente da coordenação do Programa de Vivências no Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. A iniciativa integra uma articulação nacional e envolve a participação de estudantes e residentes da área da saúde de toda a Região Nordeste em evento aberto nesse domingo (25), em Recife (PE).

 

Ao todo, 78 estudantes foram selecionados para a experiência imersiva, representando instituições de ensino superior dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Paraíba. Aqui, 15 participantes foram escolhidos, sendo seis vinculados à própria Uncisal — quatro estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, além de dois residentes do Programa de Saúde da Família.

 

A professora Mariana Gomes de Oliveira, da Etsal, acompanha os alunos e residentes durante a imersão, representando a coordenação local e regional do programa. Também participa da atividade a professora Luana Diógenes Holanda, em nome da Pró-Reitoria Estudantil da Uncisal (Proest/Uncisal).

 

A vivência ocorre entre os dias 25 e 31 de maio de 2025, em período integral, na região do Grande Recife. A proposta faz parte do Programa Nacional de Vivências no SUS, promovido em parceria com a iniciativa Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS Brasil).

 

A ação tem como objetivo proporcionar aos estudantes experiências práticas em diferentes espaços do SUS, estimulando o aprendizado, a reflexão crítica, a interação e a compreensão ampliada do conceito de saúde.

 

O programa é promovido nacionalmente pela Associação da Rede Unida, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).