Geral

Arqueólogos revelam detalhes de túmulo de menino da nobreza do séc. VII achado na Alemanha (FOTO)

Por Sputinik Brasil 26/05/2025
Arqueólogos revelam detalhes de túmulo de menino da nobreza do séc. VII achado na Alemanha (FOTO)
Foto: © Foto / Museus Nacionais da Escócia

O túmulo do "Príncipe de Gelo", um menino da nobreza do século VII d.C., enterrado com opulentos objetos em um túmulo de pedra, foi totalmente escavado e estudado quase quatro anos após sua descoberta.

A sepultura foi achada em 2021 no local de um novo empreendimento em Tussenhausen, na Baviera. Durante a escavação foram encontrados restos de uma construção romana que, séculos depois, foi reutilizada para abrigar este túmulo de uma criança da nobreza, convertendo a estrutura antiga em um mausoléu dedicado ao menino, escreve o The History Blog.

A criança foi chamada de Príncipe de Gelo porque os arqueólogos usaram uma nova técnica de congelamento rápido da sepultura com nitrogênio líquido antes de removê-la em um único bloco congelado.

O conteúdo orgânico, incluindo restos raros de uma vestimenta de seda e uma bainha de espada em couro, eram visíveis dentro da sepultura, mas, sem a espessa camada de solo que os mantinha estáveis, estavam em risco de ser destruídos apenas pelos movimentos inevitáveis durante o transporte, detalha o portal.

Após as análises, os pesquisadores descobriram que o menino morreu entre 670 e 680 d.C., na idade de apenas um ano e meio. A análise de DNA indica que ele tinha olhos azuis e cabelos claros e a análise isotópica do estrôncio em seu esmalte dentário sugere que ele nasceu e cresceu na região onde foi enterrado.

A sua família deve ter sido importante na região. Eles dispunham de riqueza significativa, acesso a materiais caros como seda importada do Império Bizantino e artesanato de alta qualidade. Ele tinha pulseiras de prata em cada braço e esporas de prata em seus sapatos de couro.

Destaca-se que foi encontrada também uma curta espada, decorada com elaborados elementos de filigrana de ouro, fixados ao cinto com uma bainha de couro.

Dentro da sepultura estavam ainda objetos fúnebres, provavelmente colocados sobre uma esteira tecida: uma bacia de bronze contendo um pente, uma tigela de madeira, um copo decorado com acessórios de prata, oferendas alimentares incluindo avelãs, maçãs e uma pêra.