Internacional

Leão XIV pede 'construção de pontes', diálogo e acolhimento dentro da Igreja Católica

Sputinik Brasil 25/05/2025
Leão XIV pede 'construção de pontes', diálogo e acolhimento dentro da Igreja Católica
Foto: © AP Photo / Domenico Stinellis

Em seu primeiro encontro com a Cúria Romana e autoridades do Vaticano, o papa Leão XIV pediu para não que não percam a "dimensão missionária", como seu antecessor, Francisco, esperava, e para a superação de mal-entendidos e preconceitos com paciência, humildade e humor.

Leão XIV pediu aos funcionários do Vaticano que cooperassem na causa da unidade e do amor. "Tentemos fazer isso antes de tudo com nosso comportamento em situações cotidianas, começando também pelo ambiente de trabalho", disse o pontífice.

"Cada um de nós pode ser construtor de unidade com as nossas atitudes em relação aos nossos colegas, superando os inevitáveis ​​mal-entendidos com paciência e humildade, colocando-nos no lugar do outro, evitando preconceitos e também com uma boa dose de humor, como nos ensinou o Papa Francisco", acrescentou.

Da mesma forma, ele repetiu aos presentes na Aula Paulo VI o que havia dito em sua primeira saudação após ser eleito, na tarde do dia 8 de maio.

"Devemos buscar juntos como ser uma Igreja missionária, que constrói pontes, dialoga, sempre aberta a acolher (...) de braços abertos a todos, a todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo e do amor" observou.

"Estas palavras foram dirigidas à Igreja de Roma. E agora as repito, pensando na missão desta Igreja para todas as Igrejas e para o mundo inteiro, a serviço da comunhão, da unidade, na caridade e na verdade", disse o pontífice.

Leão XIV também enfatizou que era uma oportunidade para agradecer a todos os funcionários da Cúria Romana, do Governatorato e do Vicariato de Roma.

Cerca de 5.000 pessoas que trabalham em diversas áreas administrativas, técnicas e operacionais, junto com suas famílias, estavam presentes na Sala de Aula Nervi. Entre eles estavam também sacerdotes, religiosos e religiosas e, sobretudo, leigos.

Segundo o Vaticano, inúmeras crianças participaram do encontro, as quais o papa cumprimentou e abençoou.

"Este, nosso primeiro encontro, certamente não é o momento para discursos programáticos, mas sim uma ocasião para agradecer o serviço que vocês prestam, esse serviço que eu, por assim dizer, 'herdei' dos meus predecessores", afirmou o pontífice.

"Os papas vêm e vão, a Cúria permanece", enfatizou o líder da Igreja Católica, observando que isso "vale para cada igreja particular, para a Cúria episcopal. E também para a Cúria do bispo de Roma".