Internacional
Cerca de 260 trabalhadores ficam presos em uma mina de ouro na África do Sul
Equipes de resgate estão trabalhando na África do Sul para trazer 260 trabalhadores de volta à superfície, após ficarem um dia presos em uma mina de ouro. A Sibanye Stillwater, empresa responsável pela mineração, confirmou a operação nesta sexta-feira, 23.
Segundo a Sibanye Stillwater, uma investigação preliminar revelou que a porta de um guindaste de sub-poço se abriu no ponto de carregamento, causando danos ao poço da mina Kloof, localizada a oeste de Joanesburgo.
"Após uma avaliação de risco detalhada, decidimos que os funcionários deveriam permanecer na estação do sub-poço até que fosse seguro subir à superfície. Isso evita que percorram longas distâncias neste momento", explicou a empresa em comunicado.
O Sindicato Nacional dos Mineiros (NUM), que representa os trabalhadores da mina Kloof, informou que os trabalhadores estão presos há quase 24 horas. O NUM também criticou a empresa por repetidamente mudar a estimativa de tempo para o retorno dos trabalhadores. "Estamos muito preocupados porque a mina nem mesmo divulgou este incidente até que o reportamos à mídia", declarou Livhuwani Mammburu, porta-voz do NUM.
A empresa garantiu que todos os mineiros foram localizados e estão seguros, e que espera içá-los de volta à superfície ainda na sexta-feira.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados