Alagoas

Papiloscopista de Alagoas participa de curso nacional sobre confronto de impressões digitais

Aarão José /Ascom Polícia Científica 23/05/2025
Papiloscopista de Alagoas participa de curso nacional sobre confronto de impressões digitais
Senasp convidou apenas um representante de cada estado para participar da capacitação - Foto: Ascom Polícia Científica

A papiloscopista Mariana Falcão, do Instituto de Identificação de Alagoas, está participando do Curso de Metodologia de Confronto de Impressões Papilares – Metodologia ACE-V, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Iniciada na última segunda-feira, a capacitação está sendo realizada no Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, em Brasília.

Com foco na padronização e na melhoria da qualidade dos laudos papiloscópicos, o curso tem como objetivo principal difundir a metodologia internacional ACE-V (Análise, Comparação, Avaliação e Verificação), já adotada pela Polícia Federal desde 2013. A intenção é garantir mais segurança, confiança e uniformidade nos laudos de identificação por impressões digitais em todo o território nacional.

 

A capacitação inclui aulas teóricas e práticas de confronto papilar, reunindo profissionais de quase todos os estados brasileiros, além de integrantes da própria Polícia Federal, que também estão em processo de qualificação. “Essa metodologia busca dar maior qualidade e confiança nos nossos laudos. É fundamental que todos os estados estejam alinhados com esse padrão”, destacou Mariana Falcão.

 

A Senasp convidou apenas um representante de cada estado para participar da capacitação, além de policiais federais que também integram o público-alvo do curso. Durante a formação, os participantes tiveram acesso a aulas teóricas e uma etapa prática intensiva, na qual os profissionais puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em simulações reais de análise e comparação de impressões digitais, utilizando casos-modelo e equipamentos especializados.

 

O curso que termina nesta sexta-feira (23) representa mais um passo no fortalecimento técnico dos profissionais da área de identificação criminal no país. Ao retornar para Alagoas, Mariana Falcão atuará como multiplicadora dos conhecimentos adquiridos no curso, repassando a metodologia para os demais 19 papiloscopistas que atuam no Instituto de Identificação do Estado.