Política

Segurança Cidadã presta apoio à população afetada pelas chuvas

23/05/2025
Segurança Cidadã presta apoio à população afetada pelas chuvas

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), em conjunto com a Guarda Civil Municipal de Maceió (GCMM), tem atuado de forma contínua no apoio à população afetada pelas fortes chuvas que atingem a capital desde o último sábado(17). As equipes estão percorrendo diversos pontos da cidade considerados áreas de risco, oferecendo orientação, monitoramento e assistência às famílias mais impactadas.

Segundo o gerente de fiscalização da Semsc, Orlando Costa, o trabalho é essencial para prevenir situações mais graves e proteger os moradores das regiões vulneráveis.

Equipe de fiscalização da Semsc atua em campo nas áreas de risco, prestando orientação e apoio às famílias afetadas pelas chuvas em Maceió. Foto: Leandro Jeronimo/Ascom Semsc
Equipe de fiscalização da Semsc atua em campo nas áreas de risco, prestando orientação e apoio às famílias afetadas pelas chuvas em Maceió. Foto: Leandro Jeronimo/Ascom Semsc

“Monitorar esses pontos críticos é fundamental para manter a segurança da população e fornecer o apoio que as pessoas tanto precisam. Nosso trabalho é estar presente, identificar riscos e atuar de forma preventiva para minimizar os impactos das chuvas”, explicou.

A subinspetora Luciana Alves, da GCMM, reforçou o empenho da Guarda Municipal na linha de frente do atendimento à população. “A Guarda Civil Municipal está nas ruas, atuando ao lado de outras secretarias, em apoio às vítimas das fortes chuvas que caíram em nossa cidade. Estamos monitorando áreas alagadas, prestando suporte e garantindo a segurança nos locais atingidos.”

Presença nas comunidades

Morador do bairro Vergel do Lago há 15 anos, o pescador aposentado Edvaldo Marques destaca a importância da presença do poder público em momentos como este: “Ter a Prefeitura presente é muito bom porque representa segurança. Todo mundo precisa disso, principalmente nas comunidades. É muito importante ter a segurança por perto”, disse.

Também morador do Vergel há 25 anos, o pescador Jenilson da Silva reconheceu o esforço das equipes da Prefeitura desde o início da situação: “A Prefeitura veio, olhou, examinou tudo. Estão aqui desde o começo da chuva para orientar e ajudar”, testemunhou.

No Conjunto Henrique Equelman, na Grota Bom Jesus, a auxiliar de serviços gerais Karolayne Inácio também agradeceu a presença da equipe da Semsc: “Para mim, vocês da Semsc foram como anjos. Só o fato de estarem aqui, dando atenção, já é muito. Vocês vieram, escutaram e se preocuparam”.

Na mesma região, o agricultor Severino Gaia procurou a equipe para mostrar uma área afetada perto do sítio dele e também elogiou o apoio recebido pela Semsc: “Ter a equipe da Semsc aqui hoje é fundamental. A gente se sente ouvido, acolhido. Eles não só vieram ver de perto como também deram suporte real. Isso é raro, e eu fico muito grato. Com a gestão atual, a gente tem percebido essa presença mais próxima, e é isso que a comunidade precisa: atenção e ação concreta”.

Trabalho conjunto

De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, o trabalho conjunto das equipes da Semsc, GCMM e demais órgãos municipais tem sido fundamental para garantir uma resposta rápida e eficiente diante da emergência climática.

“Estamos atentos e com nossas equipes a postos para prestar todo o apoio necessário à população nesse momento tão delicado. A prioridade é salvar vidas, proteger as pessoas e garantir que todos tenham acesso à assistência necessária”, declarou o secretário.

A Semsc reforça que continua monitorando a situação da cidade e atuando em parceria com a Defesa Civil, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), entre outras secretarias, para minimizar os impactos das chuvas e garantir segurança e acolhimento às famílias afetadas.