Política

Governador em exercício decreta situação de emergência em seis municípios alagoanos

Redação 22/05/2025
Governador em exercício decreta situação de emergência em seis municípios alagoanos

O governador em exercício, Ronaldo Lessa, assinou, nesta quinta-feira, 22, decreto que reconhece a situação de emergência em seis municípios, decorrente das fortes chuvas em seis municípios: Coqueiro Seco, Passo de Camaragibe, Rio Largo, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres e Marechal Deodoro.

O decreto tem validade de 180 dias.

Desde o último fim de semana, o número de pessoas diretamente afetadas pelas chuvas em Alagoas saltou de 722 para 3,1 mil, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Entre os municípios monitorados pelo Estado, São Luís do Quitunde, na Região Norte, registra o maior número de atingidos: 1.974.

Os municípios podem decretar situação de emergência quando afetados por desastres, como as chuvas intensas que estão ocorrendo no estado. Após a decretação, a prefeitura tem até dez dias para reunir a documentação necessária e registrá-la no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Nesta quinta-feira, Alagoas deixou o Alerta Máximo e passou para o Estado de Atenção, de acordo com a reclassificação feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A decisão foi tomada com base nas previsões mais recentes, que apontam uma diminuição das chuvas nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco. A tendência é de que os volumes de precipitação sejam mais baixos nas próximas horas, minimizando os efeitos das fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias.