Cidades

Arapiraca leva artesanato agrestino para o Brasil durante evento em São Paulo

Evento destaca a diversidade do artesanato brasileiro representando as diversas regiões do país

Eduardo Mauricio 22/05/2025
Arapiraca leva artesanato agrestino para o Brasil durante evento em São Paulo

Levando a identidade cultural do Agreste Alagoano, o artesanato arapiraquense marcou presença na 19ª edição do Salão do Artesanato de São Paulo, um dos maiores eventos do setor no Brasil. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Prefeitura de Arapiraca levou peças de diversos artesãos da terra para comercializar na feira.

Além de contribuir para o crescimento econômico do município, gerando renda para estes artesãos, a participação da Capital do Agreste no evento fortalece a identidade cultural local, celebra a criatividade e promove troca de experiências entre os participantes, que, além de Alagoas, incluem artistas de estados como São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina.



“Que uma honra poder participar desse evento lindo, é um motivo de orgulho muito grande e tenho certeza de que voltaremos com uma bagagem incrível de nova experiências. Isso é Arapiraca mostrando para o Brasil inteiro o talento dos nossos artesãos e a força da nossa cultura, porque a gente sabe o quanto esse espaço abre portas e leva esperança para quem vive do que faz com as próprias mãos”, comemorou a superintendente de Desenvolvimento Local, Emprego e Renda, Tânia Macedo.

Ela esteve presente no evento ao lado do presidente e da vice-presidente da Federação de Artesanato de Alagoas (Falart), Jailton Barbosa e Mestra Vânia, e de toda a equipe da Delegação de Alagoas. Durante o evento, a equipe comercializou produtos, trocou conhecimento e também se reuniu com a presidente da Confederação Brasileira dos Artesãos (Conart), Graça Reis.

Neste ano, o Salão do Artesanato chega com o tema “A arte que nasce da fibra”, celebrando a força e a diversidade do artesanato nacional, destacando a pluralidade de produtos que vêm das diversas regiões do país. Arapiraca representou o Agreste com obras de madeira, itens de vestuário e as tradicionais sandálias Xô Boi, fabricadas no município.