Cidades

Ato histórico de mulheres lésbicas e bissexuais marca a 14ª Marcha contra a LGBTfobia em Maceió

Com arte, política e protagonismo, o ato reafirmou que amar também é resistir

20/05/2025
Ato histórico de mulheres lésbicas e bissexuais marca a 14ª Marcha contra a LGBTfobia em Maceió

No último domingo, 18 de maio, as ruas de Maceió foram tomadas por corpos, vozes e cores que escreveram um capítulo histórico na luta LGBTQIA+ na capital alagoana. Durante a 14ª Marcha de Combate à LGBTfobia, o Ato das Mulheres Lésbicas e Bissexuais, organizado pela futura Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de Maceió, transformou-se em um manifesto de força, pertencimento e resistência.

O trio elétrico Bruttus, tradicionalmente presente na marcha, foi ocupado exclusivamente por mulheres lésbicas, bissexuais e aliadas, que levaram à avenida discursos potentes, representatividade e cultura. O momento, ainda não oficial como a estreia da Caminhada, foi um marco na visibilidade da pauta lésbica e bissexual na cidade.

Protagonismo e Resistência


Idealizado pela ativista lésbica Michele Morais — produtora cultural e técnica pedagógica em eventos LGBTQIA+ —, o ato teve como objetivo fortalecer a presença política das "sapatonas" e "bi-manas" em Alagoas.

Entre as vozes que ecoaram no trio, estiveram:

- Professora Andrea Pacheco (UFAL), lésbica feminista e coordenadora do Grupo Frida Kahlo;
- Érika Nicácio, gestora e referência na luta pelos direitos LGBTQIA+ no estado;
- Sal Bernardo, presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEBI);
- Alyne Sakura, comunicadora e representante do Fórum Nacional de Políticas para Mulheres;
- Elida Miranda, vice-presidenta do PT Maceió.

Arte como Revolução


Além das falas políticas, o ato foi banhado em arte e celebração, com performances de:
- Naná Martins e banda (voz e resistência);
- DJ Nanda Machado (RJ), que trouxe o melhor dos ritmos;
- DJ Carlota, ícone da cena LGBTQIA+ local.

O amor entre mulheres é revolucionário

O ato reafirmou que existir, amar e ocupar espaços públicos como mulheres que amam mulheres é um ato político. Foi um passo fundamental para uma Maceió mais diversa, justa e comprometida com a equidade de gênero e sexualidade.

A Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de Maceió está em construção, com estreia em data a ser definida. Este foi só o começo.

#ResistirParaExistir

*Contato para imprensa:*
[email protected]
(82) 99433-4353 | @caminhadalesbimcz