Economia
Líder opera primeiro voo de aviação geral com combustível sustentável no Brasil

A Líder Aviação, companhia de aviação executiva, operou na tarde desta terça-feira, 20, o primeiro voo da aviação geral no País utilizando combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). A viagem ocorreu no Rio de Janeiro com um helicóptero que transportava funcionários da empresa de energia Equinor até plataformas em alto-mar.
O voo teve como ponto de partida o Aeroporto de Jacarepaguá, na capital fluminense, e foi abastecido com um blend (mistura) composto por 10% de SAF e 90% de JET A fóssil, conforme autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O biocombustível foi produzido a partir de óleo de cozinha usado, conhecido como UCO (Used Cooking Oil).
A aeronave, modelo S92, foi abastecida pela Vibra, única fornecedora desse tipo de combustível no Brasil, por meio da BR Aviation, unidade de negócios da companhia responsável pelo abastecimento de aeronaves e atividades correlatas. O blend adotado no voo pode ser utilizado nos motores atuais sem a necessidade de adaptação, permitindo a transição gradual para o novo modelo de abastecimento.
Considerando o blend e o potencial de redução de emissões do SAF, foram emitidos cerca 9% menos dióxido de carbono (CO2) na operação desta terça-feira. "Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações, afirma o diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação, Diego Reis.
Fundada há 66 anos, a Líder Aviação conta com uma frota de mais de 50 aeronaves, atuando em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves, serviços aeroportuários, vendas e aquisições de aeronaves, serviços de manutenção e operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás.
Mais lidas
-
1ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
2FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
3LOTERIAS
Aposta de São Paulo acerta a Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2,7 milhões
-
4RÚSSIA
A zona tampão na fronteira com Ucrânia é necessária devido aos ataques ucranianos contra civis, afirma Putin
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista