Internacional
Exposição de fotos documentais sobre a libertação da Europa é inaugurada em Paris

A exposição documental "Libertação da Europa", dedicada ao 80º aniversário da vitória sobre o fascismo, foi inaugurada em Paris. Ela se baseia no arquivo de fotos do Bureau Informativo Soviético (Sovinformburo), cujo detentor dos direitos autorais é o do grupo midiático Rossiya Segodnya, do qual a Sputnik faz parte.
A exposição apresenta 30 fotografias, muitas das quais estão sendo exibidas pela primeira vez.
A exposição faz parte do projeto "Libertação. O caminho para a Vitória", com o apoio da União dos Cossacos Guerreiros da Rússia e do Exterior e da Fundação Presidencial Russa para Iniciativas Culturais.

Como destacou o embaixador russo na França, Aleksei Meshkov, durante a cerimônia de abertura, a exposição que conta como a União Soviética libertou a Europa é muito importante para os compatriotas do ponto de vista patriótico.
"Há 225 anos, os cossacos russos libertaram Paris da mesma forma. Temos gravuras em nossa embaixada mostrando como o público parisiense recebeu os cossacos com alegria. E isso não é coincidência, porque o Exército russo não destruiu Paris, mas, ao contrário, permitiu que a cidade desenvolvesse seu potencial", ressaltou Meshkov.
Hoje, continuou ele, quando muitos cossacos estão lutando na zona da operação militar especial, a exposição nos lembra do vínculo entre as gerações. Os jovens cossacos lutam pela independência e pela integridade territorial da Rússia, assim como seus avôs e bisavôs lutaram por ela durante os anos de guerra.
Por sua vez, Aleksandr Yakovenko, vice-diretor-geral do grupo midiático Rossiya Segodnya, destacou que a exposição de fotos documentais mostra a impressionante história da libertação da Europa em 1944-45 e sua reconstrução já após o fim da Segunda Guerra Mundial.
"Hoje é muito importante lembrar a história como ela realmente foi. Para preservá-la e passá-la para as próximas gerações. As perdas diretas da União Soviética nessa guerra foram de cerca de 27 milhões de pessoas. A exposição lembra o preço do sofrimento dos países europeus e é um sinal de nosso respeito pelos veteranos-libertadores", enfatizou Yakovenko.

Além disso, Aleksandr Vasilenko, representante oficial da União dos Cossacos Guerreiros da Rússia e do Exterior na Espanha, sublinhou que a exposição dedicada ao 80º aniversário da Grande Vitória é muito importante para os compatriotas que vivem no exterior.
"Esses projetos ajudam a nós e a nossos descendentes a lembrar a história do povo soviético, os feitos heroicos de nossos avôs e pais. É muito importante não os esquecer, manter sua memória e ser dignos de nossos ancestrais", concluiu ele.
Nos próximos dias, a exposição "Libertação. O caminho para a Vitória" será vista por residentes de Varsóvia e Madri.
Mais lidas
-
1HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
2ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA
-
3FUTEBOL
Luis Zubeldía estuda mudanças no São Paulo para voltar a vencer no Brasileiro
-
4METEOROLOGIA
Saiba qual a previsão do tempo neste fim de semana em Alagoas, segundo a Semarh
-
5FUTEBOL
Quem é Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF que se candidatou ao cargo máximo na CBF