Economia
Taxa de desemprego no 1º trimestre foi de 5,7% para homens e 8,7% para mulheres, diz IBGE

O desemprego entre as mulheres permanecia consideravelmente mais elevado do que entre os homens no País no primeiro trimestre de 2025, mostram os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa de desemprego foi de 5,7% para os homens no primeiro trimestre, ante um resultado de 8,7% para as mulheres. Na média nacional, a taxa de desocupação foi de 7% no período.
Por cor ou raça, a taxa de desemprego ficou abaixo da média nacional para os brancos, em 5,6%, muito aquém do resultado para os pretos (8,4%) e pardos (8%).
A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto foi de 11,4%, quase o triplo do resultado para as pessoas com nível superior completo, cuja taxa foi de 3,9%.
Taxa de subutilização
No primeiro trimestre de 2025, a taxa composta de subutilização da força de trabalho foi mais elevada nos estados do Piauí (34%), Bahia (27,5%) e Alagoas (27,5%).
Os menores resultados ocorreram em Santa Catarina (5,3%), Espírito Santo (7,9%) e Mato Grosso (8,1%). Na média nacional, a taxa de subutilização foi de 15,9% no primeiro trimestre de 2025.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
2GUERRA
Ex-militar denuncia ataque com drone das Forças Armadas da Ucrânia contra mulheres durante evacuação
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Hospital Santa Rita inaugura nova Emergência com foco em acolhimento, tecnologia e cuidado integral
-
4LUTO NA MÚSICA NORDESTINA
Morre Xameguinho, ícone do forró alagoano que levou o ritmo à Europa
-
5BAQUE POLÍTICO
Pesquisa interna revela: população culpa Júlio Cezar e Luísa Duarte pela destruição das ruas de Palmeira