Geral

Psicologia do Cesmac promove reflexão sobre diversidade e respeito às diferenças

15/05/2025
Psicologia do Cesmac promove reflexão sobre diversidade e respeito às diferenças

Cada homem ou mulher, independente da sua orientação sexual ou religião, tem a sua forma de agir ou pensar, suas vontades e anseios, a sua própria identidade, a sua liberdade de ir e vir e de criação.

Foi pensando nisso, que a Faculdade Cesmac do Agreste, por meio do Núcleo de Apoio à Extensão (NAE), promoveu, nesta quarta-feira (14), a culminância do projeto de extensão “Vozes e Vivências: um olhar sobre as diferenças identitárias e a diversidade religiosa”.

O evento teve à frente os alunos e alunas do 1º período do Curso de Psicologia da Instituição de Ensino Superior e contou com a participação de vozes importantes como a do fundador do Grupo de Integração LGBTQIAPN+ da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o psicólogo Eduardo Wesley; a psicóloga Clínica, Neuropsicóloga e Psicopedagoga Patrícia Dantas; a presidente da Subsede do Conselho Regional de Psicologia (CRP – 15), Liliana de Sena Lúcio; o líder Indígena da Aldeia Mata da Cafurna, Icaimir; e a professora de História, pesquisadora de Educação para as Relações Etnicorraciais (ERER) e candomblecista Lhara Letícia de Oliveira Santos.

A abertura com a dupla Elize Vitória e Ruy, do Programa de Difusão Cultural, com um repertório diversificado e repleto de sucessos da Música Popular Brasileira (MPB).

Durante o encontro, foram debatidas temáticas significativas para a sociedade arapiraquense, a exemplo da Intolerância Religiosa, Violência contra Mulher, Homofobia e Transfobia, e o Racismo.

A diretora da Faculdade Cesmac do Agreste, a professora doutora Priscila Vieira do Nascimento, destacou a pluralidade do evento e a importância de dar espaço para diversas vozes e aprendizados.

“Me sinto muito contente em poder fazer parte de um evento tão importante quanto este, tão plural. Gostaria de parabenizar a todos e a todas pelo comprometimento e empenho em promover um encontro como este, que tem um olhar diferenciado para cada camada da sociedade. Aqui não somos iguais, porém, buscamos equidade, políticas afirmativas, qualificação, respeito e entendimento da diferença individual. Parabéns aos nossos alunos e alunas, a professora Wildicleia e ao coordenador Luíz Geraldo”, destacou a diretora da Faculdade Cesmac do Agreste.

A frente do projeto desta noite, a professora Wildicleia Oliveira reafirmou o compromisso acadêmico e a colaboração de todos para uma formação diferenciada na área da Psicologia na busca por resultados notáveis.

“Uma formação especial, uma formação vinculada ao respeito, comprometimento à comunidade. Então, nosso desejo é que essas vozes aqui ecoem para além dos muros da Faculdade, que é a proposta de um trabalho e de extensão. Eu também preciso dizer o que é que significa esse momento de hoje à noite, esse momento que está acontecendo aqui. É fruto de um trabalho que foi desenvolvido durante todo o semestre, um trabalho que eu vou encher a boca pra falar com todo orgulho do mundo que foi feito pelos alunos e alunas do primeiro período do curso de psicologia”, apontou a professora.

Na oportunidade, foi apresentado o documentário “Vozes e Vivências: um olhar sobre as diferenças identitárias e a diversidade religiosa”.

A culminância contou, também, com a presença do coordenador do curso de Psicologia, o professor mestre Luiz Geraldo, a professora mestra Maria Juliana Dionísio, coordenadora do Núcleo Acadêmico e Indígena e Direitos Humanos (Nafri-DH), e a coordenadora da Comissão de Equidade da Prefeitura de Arapiraca, Érica Paula.