Brasil
Governo cria grupo para implementar inteligência artificial brasileira com investimentos de R$ 23 bi
A iniciativa foi publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União e cria o grupo de trabalho que vai coordenar o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Os trabalhos serão realizados ao longo dos próximos quatro anos, com a participação de 15 órgãos do governo federal.
Ao todo, serão investidos cerca de R$ 23 bilhões e o objetivo é transformar o país em referência internacional no uso da tecnologia, principalmente pelo setor público. O plano foi lançado em julho de 2024, durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Entre os objetivos da medida, estão desenvolver uma tecnologia avançada de inteligência artificial em áreas como educação, saúde, inovação, meio ambiente e comércio.
Também estão previstos o desenvolvimento de processadores nacionais de IA de alta capacidade e a atualização dos supercomputadores do Laboratório Nacional de Computação Científica, que deve ter um dos cinco equipamentos mais potentes do mundo. Além disso, o sistema será alimentado por energia renováveis, já que a tecnologia exige alto consumo de eletricidade.
Conforme a publicação, devem ser apresentados ao Comitê Interministerial para a Transformação Digital (CITDigital) possíveis ajustes no plano ao longo da implementação.
O grupo é formado por representantes dos seguintes órgãos:
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados