Alagoas
Hospital Ib Gatto Falcão desenvolve projeto de reciclagem de material descartável

O Hospital Ib Gatto Falcão, localizado em Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, adotou uma solução inovadora e ambientalmente responsável para fortalecer sua infraestrutura: a reciclagem. Por meio do projeto “Do Lixo ao Luxo”, a unidade de saúde transforma resíduos recicláveis em recursos financeiros, investidos diretamente em melhorias estruturais e operacionais.
A iniciativa teve início de forma simples, com a separação de materiais descartáveis como papelão e embalagens de plástico no próprio hospital. Com o passar do tempo, o projeto se consolidou e passou a contar com o engajamento de servidores, que colaboram ativamente na triagem e organização dos resíduos destinados à reciclagem.
Idealizado pela antiga Direção Administrativa e mantido pela atual gestão, o projeto tem contribuído significativamente para a modernização do hospital. Os materiais recicláveis são vendidos a cooperativas locais, e toda a renda é revertida para a instituição, o que possibilitou a pintura de alas hospitalares e pequenos reparos, bem como, a compra de peças para concertos diários.
.jpeg)
“É uma forma de unir sustentabilidade com responsabilidade social. Cada quilo de material reciclado representa uma pequena conquista para o hospital e para o meio ambiente, além de economizarmos recursos para os cofres do Estado”, afirma o diretor da unidade, Graciliano Ramos.
Desde seu lançamento, em 2023, o programa tem demonstrado como atitudes simples, quando realizadas de forma coletiva, podem transformar positivamente o presente e construir um futuro mais sustentável. “Esse projeto mostra que sustentabilidade é uma prática possível e necessária. E quando ela é feita com envolvimento e propósito, os frutos aparecem”, conclui o diretor do Hospital Ib Gatto Falcão.
Função Educativa
 (2).jpeg)
Além do impacto financeiro, o projeto também exerce uma importante função educativa. A equipe do hospital promove regularmente ações de conscientização entre os colaboradores, reforçando a importância do descarte correto de resíduos e incentivando práticas sustentáveis também fora do ambiente de trabalho.
O servidor Cicero Izidio, responsável por juntar e enviar os materiais para a reciclagem, destaca o valor do trabalho coletivo. “A gente faz com carinho, porque sabe que cada saco de papelão ou garrafa plástica ajuda a melhorar o nosso ambiente de trabalho. Dá orgulho ver o resultado”, disse.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
3PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
4AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas