Internacional
Ex-presidente do Panamá Ricardo Martinelli deixa asilo na Nicarágua e vai para a Colômbia

O ex-presidente panamenho Ricardo Martinelli viajou neste sábado, 10, para a Colômbia com status de asilado, após passar 15 meses refugiado na embaixada da Nicarágua para evitar cumprir uma condenação de quase 11 anos por lavagem de dinheiro, informou o Ministério das Relações Exteriores do Panamá.
O governo do Panamá "concedeu o salvo-conduto necessário" para a "saída segura do asilado, o cidadão panamenho Ricardo Alberto Martinelli Berrocal", rumo à Colômbia, país que lhe concedeu o asilo, disse a chancelaria em comunicado.
O governo da Nicarágua havia concedido asilo a Martinelli, mas apenas em março passado o Panamá autorizou o salvo-conduto. No entanto, a saída do ex-governante não pôde ser concretizada com destino ao país centro-americano.
O ex-mandatário, de 73 anos, estava na embaixada da Nicarágua desde 7 de fevereiro de 2024, onde buscou refúgio após a confirmação da sentença de quase 11 anos de prisão por usar fundos públicos para adquirir um grupo de meios de comunicação durante seu governo (2009 - 2014). /Com informações de AP e AFP
Mais lidas
-
1PALMEIRA DE LUTO
Luto na Medicina: Morre o cardiologista Dr. José Cícero Cavalcante, referência em Palmeira dos Índios
-
2EDUCAÇÃO EM BAIXA
Palmeira dos Índios está entre os 27 municípios de Alagoas que podem perder complementação do Fundeb em 2026
-
3CRIME
Taxista de São Sebastião é encontrado morto ao lado de carro incendiado em Coruripe
-
4
Aos 75 anos Ney Mato Grosso posa sem camisa em ensaio ao lado de jovem rapper
-
5OPERAÇÃO POLICIAL
“Coroa Tito”, líder do Comando Vermelho em Alagoas, morre em confronto com a PM em São Miguel dos Milagres