Economia
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
O consumidor de energia elétrica classificado na baixa tensão sente um impacto médio de 3,8% na tarifa de energia com os custos da Micro e Minigeração Distribuída (MMDG), mas apenas 0,91% é quantificado na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), de acordo com balanço feito Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O total de 2,89%, fora o porcentual verificado na CDE, é definido como despesa "implícita" - por representar aumento de custo para o sistema de transmissão e distribuição, sem aparecer de forma clara na lista de itens que oneram a tarifa de energia elétrica.
Os dados foram apresentados nesta sexta-feira, 9, em conversa com jornalistas.
Na classificação por regiões, é identificado um impacto de 6,24% na tarifa de energia com os custos da Micro e Minigeração Distribuída (MMDG) para os consumidores de baixa tensão no Centro Oeste.
No Sul e no Sudeste esse percentual é de 4,63% e 3,35%, respectivamente, tendo em vista o que é está identificada explícita e implicitamente na fatura de energia. Para o Nordeste e Norte, o impacto percebido é 4,15% e 1,31%, respectivamente.
A cada 15 minutos, uma usina de MMGD é conectada no Brasil, de acordo com os dados apresentados. A geração distribuída é a produção de energia elétrica feita próximo ao local de consumo, utilizando fontes renováveis como painéis solares. Dentro desse modelo, a microgeração e a minigeração distribuída (MMGD) apresentam menor capacidade de geração de energia em cada instalação.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados