Política
Na Rússia, Lula volta a criticar tarifaço dos Estados Unidos

Baixar
O presidente Lula voltou a criticar o tarifaço dos Estados Unidos durante reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, nesta sexta-feira (9). A fala aconteceu um dia antes da viagem oficial à China, principal alvo americano. Para Lula, as decisões da Casa Branca jogam por terra a política global de livre comércio.


"Joga por terra a grande ideia do livre comércio, joga por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo e joga por terra muitas vezes o respeito à soberania dos países que nós temos que ter."
Notícias relacionadas:
- Na Rússia, Lula celebra 80 anos da vitória contra o nazismo.
- Brasil e Rússia discutem aumento das relações na área de energia.
- Presidente embarca nesta semana para viagens à Rússia e à China.
Durante a reunião com Putin, Lula destacou o momento histórico e disse que o Brasil busca fortalecer a parceria estratégica entre os dois países — principalmente em energia, na área de pequenas usinas nucleares.
"O Brasil tem interesses políticos, interesses comerciais, interesses culturais, interesses científicos e tecnológicos com a Rússia. E nós temos a chance de, nesse momento histórico, poder fazer com que a nossa relação comercial possa crescer muito. Nós temos um fluxo comercial de aproximadamente US$ 12,5 bilhões. É um fluxo comercial bastante deficitário para o Brasil, mas nós entendemos que o potencial de crescimento dessa relação é muito grande e é por isso que nós estamos aqui."
Ainda em Moscou, o presidente Lula assistiu ao desfile militar em comemoração aos 80 anos da vitória da União Soviética e aliados contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Depois, ele levou flores ao túmulo do soldado desconhecido. A agenda também teve participação em almoço com Vladimir Putin, reunião com o primeiro-ministro da Eslováquia e jantar na Embaixada do Brasil em Moscou.
Já no sábado (10), o presidente do Brasil embarca para Pequim, na China, onde cumpre visita oficial e participa da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na próxima segunda-feira (12). Lula também vai ser recebido pelo presidente chinês Xi Jinping.

Política Depois de cumprir agenda em Moscou, presidente segue para Pequim Brasília Na Rússia, Lula celebra 80 anos da vitória contra o nazismo Brasil e Rússia discutem aumento das relações na área de energia Presidente embarca nesta semana para viagens à Rússia e à China 09/05/2025 - 15:25 Daniel Ito / Raíssa Saraiva Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional Lula Rússia Vladimir Putin Xi Jinping China visita oficial sexta-feira, 9 Maio, 2025 - 15:25 2:16
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia
-
3DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5TRANSMISSÃO
ASA será o primeiro clube a exibir jogo em sua plataforma digital, após a liberação da CBF