Alagoas
Cria e Secdef promovem aula inaugural do curso de inclusão na Primeira Infância

A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), realizou na manhã desta sexta-feira (9) a aula inaugural do curso Inclusão na Primeira Infância. A formação marca o início de uma jornada educativa voltada à qualificação de profissionais que atuam diretamente na educação infantil em municípios de todo o estado.
A proposta tem como objetivo central a formação continuada de equipes multiprofissionais que atuam nas secretarias municipais de Educação, promovendo o fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas, que respeitem a diversidade e garantam os direitos de todas as crianças. Psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais e pedagogos participam da iniciativa, que se desenvolverá por meio da plataforma Google Sala de Aula, com uma carga horária de 30 horas — divididas entre momentos presenciais, atividades síncronas e tarefas assíncronas.

A meta do curso é capacitar profissionais de 60 municípios alagoanos, contribuindo para a efetivação de políticas públicas de inclusão e para a construção de um ambiente escolar mais acessível e acolhedor desde os primeiros anos de vida.
Durante a aula inaugural, foram apresentados os principais eixos do curso, que incluem os marcos legais da educação inclusiva, o enfrentamento ao capacitismo, a acessibilidade na primeira infância, estratégias de comunicação para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ações pedagógicas adaptadas à realidade das creches.

A secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, ressaltou que a iniciativa vai além da formação técnica.
“A inclusão começa na infância e, para que ela aconteça de forma efetiva, precisamos preparar quem está na linha de frente: os profissionais da educação infantil. Este curso é mais do que uma capacitação, é um passo concreto rumo a uma sociedade mais justa, acolhedora e consciente dos direitos das nossas crianças. Estamos comprometidos em garantir que nenhuma criança fique para trás”, afirmou.
O evento também contou com a presença da secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, que pontuou a importância de uma capacitação abrangente e inclusiva em Alagoas, proporcionando uma infância mais justa.
Mais lidas
-
1
Com vista para o STF: casal é filmado transando no Panteão da Pátria
-
2TRANSPORTE URBANO
99 Moto fora do mapa em Palmeira dos Índios: aplicativo não reconhece cidade entre as atendidas em Alagoas
-
3GESTO HERÓICO
Criança de 11 anos salva primo, de 5, de manada de bois em Palmeira dos Índios
-
4EDUCAÇÃO
Inep divulga resultado de pedidos de isenção para o Enem 2025
-
5SAÚDE
Fim da Central de Marcação é vitória da população e corrige erro grave da prefeitura na Saúde em Palmeira