Internacional
Trump ameaça fazer sanções se cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia não for cumprido

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (8) que Washington continua em conversas com Moscou e Kiev e clamou por um "cessar-fogo incondicional de 30 dias" na Ucrânia, ameaçando novas sanções caso a pausa nas agressões entre as partes envolvidas não ocorra.
"As conversas com a Rússia e a Ucrânia continuam. Os Estados Unidos exigem, idealmente, um cessar-fogo incondicional de 30 dias. Esperamos que se respeitem um cessar-fogo aceitável e que ambos os países prestem cuentas pelo respeito à santidade destas negociações diretas. Se não respeitarem, os Estados Unidos e seus aliados imporão novas sanções", escreveu Trump em uma publicação da Truth Social. "Este cessar-fogo deve, em última instância, conduzir a um Acordo de Paz", acrescentou.
O mandatário enfatizou o compromisso de ajudar a alcançar a paz entre a Rússia e a Ucrânia em colaboração com parceiros europeus, expressando a esperança de uma resolução duradoura do conflito.
No dia 28 de abril, o vice-presidente dos EUA chegou a afirmar que, "se isso [o conflito] não parar, os ucranianos não vão vencer a guerra", que o risco que se corria era um colapso social que poderia descambar para uma guerra nuclear. Apesar disso, Washington estabeleceu um prazo não divulgado para tentar uma saída diplomática para o conflito, não rejeitando a ideia de se retirar dos esforços de negociação caso não haja avanços.
A Rússia está cumprindo uma trégua por conta do 80º aniversário da Vitória na Segunda Guerra Mundial (8, 9 e 10 de maio),
As Forças Armadas russas não efetuaram ataques aéreos, de mísseis e de artilharia desde o início do cessar-fogo, de acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, mas Kiev violou o cessar-fogo 488 vezes e as unidades ucranianas efetuaram 173 disparos de artilharia, de tanques e morteiros contra posições das tropas russas, segundo o ministério russo.
Desta forma, as Forças Armadas russas estão reagindo de forma espelhada às violações do regime de cessar-fogo por parte do Exército ucraniano.
Antes de início de trégua, as forças russas conseguiram libertar o povoado de Troitskoe na República Popular de Donetsk (RPD).
As perdas inimigas na área de atuação do agrupamento russo Tsentr (Centro) antes do início da trégua totalizaram até 510 efetivos.
Por sua vez, no dia anterior ao cessar-fogo, o agrupamento russo Sever (Norte) liquidou até 215 soldados ucranianos, dois tanques, cinco veículos blindados de combate, 11 carros, quatro peças de artilharia de campo e um depósito de munição.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos