Internacional
'Nunca aceitaremos a presença do exército dos EUA em nosso território', declara presidente do México

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, informou neste sábado (3) que seu homólogo americano, Donald Trump, ofereceu em mais de uma ocasião enviar soldados dos EUA ao território mexicano para combater atividades do narcotráfico. Oferta que ela disse ter negado veementemente.
"É verdade, em algumas ligações [...] ele disse: 'como podemos ajudar na luta contra o narcotráfico? Proponho que o Exército dos EUA entre [para apoiá-los]'. E sabem o que eu [respondi]? 'Não, presidente Trump, o território é inviolável, a soberania é inviolável. A soberania não se vende, se ama e se defende'", declarou ela, durante a inauguração da sede educacional Parque Ecológico Lago de Texcoco.
A mandatária ressaltou que, durante a conversa com seu par norte-americano, deixou claro que sua administração não permitirá que nenhum grupo de Forças Armadas estrangeiras entre no território mexicano.
"Não é necessário, podemos colaborar, podemos trabalhar juntos, mas vocês em seu território e nós no nosso. Podemos compartilhar informações, mas nunca aceitaremos a presença do Exército dos EUA em nosso território", recordou.
Desde sua campanha, o presidente norte-americano Donald Trump prometeu coibir o tráfico de drogas nos Estados Unidos, bem como a chegada de milhares de imigrantes ilegais. Para isso, ele ameaçou impor uma tarifa de 25% ao México e ao Canadá até que eles tomassem medidas sobre o assunto.
A medida foi suspensa por um mês em fevereiro graças aos esforços da presidente mexicana Claudia Sheinbaum. Em março, a medida foi restabelecida e, após nova rodada de negociações, decidiu-se excluir do imposto os produtos abrangidos pelo acordo comercial EUA-Canadá-México (USMCA, na sigla em inglês).
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição
-
2FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
3INTERNAÇÃO
Bolsonaro pode ter alta hospitalar neste domingo
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Em nota, PM afirma que jovem Lincoln atirou contra guarnição, mas que irá apurar a atuação policial
-
5CRISE
Envio de tropas da OTAN à Ucrânia pode desencadear nova guerra mundial, diz político europeu