Artigos
Papa Francisco

Recebi, com prazer, de minha filha advogada Vanissa Paloma, o majestoso livro Papa Francisco sua autobiografia, cognominado de pontífice Esperança. Editora SCHWARCZ S.A., trazido por Frederico Carotti, Iara Machado Pinheiro - Karina Jannini. A Obra significativa na História da Igreja Católica Apostólica Romana. São367 páginas versando sobre as verdades do apostolado de doze anos do Papa latino-americano.
“ Uma autobiografia não é nossa literatura particular, e sim nossa bagagem. E a memória não é apenas o que, lembramos, mas aquilo que nos cerca. Não fala apenas do que foi, mas também do que será. Parece ontem e, no entanto, é amanhã. Tudo nasce para florescer numa eterna primavera. No final, diremos apenas: não me lembro de nada em que Tu não estejas”.
O Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio) nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936. Filho de migrantes italianos, sendo o mais velho de cinco irmãos. Formou-se primeiro técnico em química e, mais tarde, em Filosofia. Sacerdote desde 1969, tornou-se provincial dos jesuítas da Argentina, em 1973, bispo vicário em 1992, arcebispo de Buenos Aires em 1998 e cardeal em 2001. Desde 13 de março de 2013 é bispo de Roma, 0 226º papa da Santa Igreja. Para 2025, décimo segundo ano de seu pontificado, anunciou um novo Jubileu com o lema “ Peregrinos da Esperança”.
No Sumário, vê-se: Introdução, Prólogo, Que me cole a língua ao céu da boca, Já há muito que moro com os que odeiam a paz, Os dons de uma saudável inquietação, Quase no fim do mundo, Brincando sobre a superfície da terra, A vida é a arte do encontro, O dia corria com pressa, Reconheceram-se de longe, Como e ramo da amendoeira. A Igreja precisa de todos, de cada homem, de cada mulher. E todos precisamos uns dos outros.
Na obra, em epígrafe, encontram-se várias fotos saber: Do Papa Francisco no Santuário de Redipuglia, seu avô Giovanni, sua avó Rosa com seu pai, seus pais casando, o menino que se transformaria papa, sua mãe com ele seu irmão Oscar (1938), quando criança amava o Carnaval, com o padre Pepe na vila 31, Buenos Aires. Enfim, juntaram-se a saga da família.
“ Ao narrar suas memórias com coragem e franqueza, Francisco aborda questões cruciais do pontificado sem deixar de lado alguns dos temas mais candentes das contemporaneidade”. Foi um Homem simples com ações avassaladoras. Por exemplo, mandou apurar fraudes, cassou àqueles que desrespeitaram o Código sagrado.
Isto é, não deixou passar despercebido erros de cardeais escondidos nas vestes brancas sacerdotais. Espera-se que seu futuro sucessor siga a linha correta da Igreja em prol da Humanidade católica. Fez tudo sem medo, com coragem de prestar bons serviços a Igreja que tanto amou. Marcou seu pontificado de homem santo, temente a Deus. Descanse em Paz Papa Francisco.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição
-
2FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
3INTERNAÇÃO
Bolsonaro pode ter alta hospitalar neste domingo
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Em nota, PM afirma que jovem Lincoln atirou contra guarnição, mas que irá apurar a atuação policial
-
5MORTE
Advogado de Arapiraca morre afogado em Paia de Jequiá da Praia neste sábado (03)