Política
Após escândalo no INSS, Carlos Lupi pede demissão do cargo

Baixar
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (2), durante audiência com o presidente Lula no Palácio do Planalto. No encontro, o chefe do Executivo convidou o atual secretário executivo da pasta, Wolney Queiroz, para assumir o ministério.


A exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda nesta sexta-feira em edição extra do Diário Oficial da União.
Desde a semana passada, Carlos Lupi vem sendo pressionado deixar o cargo. O motivo foi uma operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) contra descontos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.
Na quarta-feira (30), Lupi participou de audiência na Câmara, quando afirmou que as investigações tiveram início a partir da inteligência do próprio INSS, em 2023, e negou qualquer envolvimento nas fraudes.
O presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, já havia sido demitido a pedido de Lula.
Os descontos tiveram início em 2016, sendo ampliados em 2019, no governo anterior. Segundo a CGU, entre 2019 e 2024, mais de R$ 6 bilhões foram descontados a favor de associações e entidades de classe. Mas ainda não se sabe quanto desse valor foi irregular.
A oposição está em busca de assinaturas para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar, no Congresso Nacional, as fraudes no INSS.

Política Lula escolhe Wolney Queiroz para assumir Ministério da Previdência Brasília 02/05/2025 - 19:27 Roberta Lopes / Rafael Guimarães Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional Carlos Lupi ministério da Previdência INSS Fraude Lula Wolney Queiroz PF CGU Alessandro Stefanutto sexta-feira, 2 Maio, 2025 - 19:27 1:38
Mais lidas
-
1TELEVISÃO
Luiz Bacci acerta volta à TV meses após deixar a Record
-
2ACIDENTE
Goleiro de futebol amador morre após queda de motocicleta no Sertão de Alagoas
-
3CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA
-
4ASSASSINATO
Serralheiro é executado com vários tiros em Porto Real do Colégio
-
5SENTENÇA ELEITORAL
Justiça julga procedente investigação contra laranjas em Dois Riachos