Brasil
Moraes autoriza prisão domiciliar para ex-presidente Fernando Collor; saiba os motivos
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (1º) que o ex-presidente Fernando Collor de Mello cumpra prisão domiciliar.
A decisão foi tomada após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionar favoravelmente ao pedido da defesa, que solicitou a medida por motivos humanitários, citando a idade avançada de Collor e problemas de saúde. Ele foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Segundo Moraes, o alvará de soltura deve ser emitido imediatamente. No entanto, caso Collor não cumpra as condições estabelecidas para a prisão domiciliar, poderá ser levado de volta à prisão. Em situações que exijam atendimento médico, ele terá um prazo de 48 horas para justificar e apresentar comprovação da consulta.
Preso por ordem também de Moraes na sexta-feira (25), Collor foi condenado pelo STF em maio de 2023 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um desdobramento da Operação Lava Jato.
Segundo as investigações, durante o período de 2010 a 2014 quando era senador da República, Collor usou sua influência na diretoria da BR Distribuidora para garantir contratos da estatal com a empreiteira UTC. Em troca, o ex-presidente teria recebido R$ 20 milhões. Na época, a BR Distribuidora era controlada pela Petrobras.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados