Internacional

China afirma que países do BRICS devem se opor ao 'duplo padrão' moral no combate ao terrorismo

Por Sputinik Brasil 01/05/2025
China afirma que países do BRICS devem se opor ao 'duplo padrão' moral no combate ao terrorismo
Foto: © Sputnik / Aleksei Danichev

Os países do BRICS devem se opor ao "duplo padrão" no combate ao terrorismo, afirmou o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em uma reunião de Conselheiros de Segurança Nacional e Altos Representantes de Segurança Nacional do BRICS no Brasil.

"O terrorismo é o inimigo comum da humanidade. Atualmente, o combate ao terrorismo enfrenta novos desafios. Forças terroristas internacionais estão conspirando para se aproveitar do caos, grandes ataques terroristas ocorrem com frequência e novas tecnologias estão adicionando fatores complexos à luta internacional contra o terrorismo. Os países do BRICS devem trabalhar juntos para combater todas as formas de terrorismo, opor-se à politização e instrumentalização do combate ao terrorismo e opor-se ao 'duplo padrão' no combate ao terrorismo", disse Wang, citado pelo Ministério das Relações Exteriores da China nesta quinta-feira (1º).

Além disso, os Estados-membros do BRICS precisam fortalecer a coordenação e a cooperação, bem como promover o desenvolvimento de regras globais universais sobre segurança de dados, afirmou Wang.

"No momento, os riscos de politização, militarização e fragmentação do ciberespaço estão aumentando. Ataques cibernéticos de larga escala, de longo prazo e sistemáticos ocorrem periodicamente, o que não apenas prejudica o desenvolvimento e a cooperação digital global, mas também ameaça a paz e a segurança internacionais", acrescentou o ministro.

A 15ª Reunião de Conselheiros de Segurança Nacional e Altos Representantes do BRICS para Segurança Nacional foi realizada em Brasília na quarta-feira (30), precedida pela cúpula de chanceleres do BRICS no início desta semana.